Novo software calcula quanto investidores financeiros deverão pagar de imposto sobre lucros
Uma startup vinculada ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) lançou uma nova plataforma que permite que investidores financeiros saibam instantaneamente quanto de imposto sobre os lucros de investimentos deverá ser pago à Receita Federal.
A plataforma, desenvolvida pela startup potiguar e-Rentav, é fruto da migração de um ambiente físico – concretizado em uma assessoria especializada em investimentos de pessoas físicas – para um espaço on-line, capaz de atender mais pessoas que buscam por serviços de contabilidade especializado em investidores.
Na prática, a plataforma funciona como espaço digital onde os usuários podem enviar seus documentos dos investimentos para receber da empresa, no mesmo momento, o montante a ser pago à Receita referente aos lucros de cada investimento.
Antes do lançamento do software, essa informação demorava cerca de sete dias para ser disponibilizada por assessorias tradicionais.
Sobre a plataforma, Guilherme Corrêa Henrique, fundador da startup, explica que a novidade “será um divisor de águas. Com essa automação, reduziremos o tempo de entrega do trabalho ao cliente, facilitando para ele a conferência e o pagamento do imposto devido. Esperamos consolidar todos os investimentos e patrimônio dos clientes”, comenta Corrêa.
O novo produto da e-Rentav já está em operação e pode ser acessado através do site (www.e-rentav.com). No portal, também será lançado um programa de declaração mensal de lucro – por meio do qual os usuários acompanharão resultados de seus investimentos feitos no exterior e de operações com criptoativos.
Sobre a e-Rentav
Vinculada à incubadora do Metrópole Parque, e-Rentav é a primeira startup potiguar a trabalhar com o nicho de tributação de pessoas físicas envolvidas em bolsa de valores – seja nacional, estrangeira ou de criptoativos.
Atualmente, a empresa oferece auxílio no preenchimento de declarações de imposto de renda, com uma plataforma capaz de efetuar cálculos contábeis e preencher declarações para a Receita Federal do Brasil.
Investidor desde 2013, Guilherme Henrique Corrêa conta que a criação da empresa surgiu após perceber a necessidade de uma plataforma que facilitasse a vida de investidores como ele. Após a concepção do projeto, a e-Rentav foi inaugurada em 2019 e hoje tem mais duas co-fundadoras.
Deixe um comentário