Crédito: Felipe Dantas / SME

Professores de Língua Portuguesa e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Natal se reuniram, nesta terça-feira (18), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) em dois encontros que visam aprimorar a formação de professores e a mediação da leitura nas escolas. As formações, que ocorreram em paralelo, abordaram temas fundamentais para o desenvolvimento da prática pedagógica e a promoção do gosto pela leitura entre os estudantes.

O primeiro encontro focou na “Formação da Coleção Cápsula”, com a participação de Karina Favaro, mestre em crítica literária e mediação de leitura. Durante a formação, os participantes receberam um kit especial que inclui livros literários e cadernos de experiências, tanto para estudantes quanto para as famílias. O projeto Cápsula tem como objetivo criar um ambiente colaborativo onde professores possam trocar experiências e desenvolver estratégias eficazes para lidar com os desafios enfrentados em sala de aula. A professora Dayze Araújo, do 1º ano na Escola Municipal Henrique Castriciano, destacou a importância da formação continuada. “Esses encontros são excelentes para a nossa formação profissional. Tem alunos que ainda não reconhecem o alfabeto e essas formações vêm auxiliar o professor nesse processo”, disse.

Paralelamente, a apresentação da Coleção B612 trouxe uma nova perspectiva sobre o ensino da Língua Portuguesa. Inspirada no asteroide que abriga o icônico “Pequeno Príncipe”, a coleção é composta por 12 gêneros literários que intertextualizam com a obra de Antoine de Saint-Exupéry.  Ariele Gonçalves, professora mestre em Língua Portuguesa e literatura formada pela UFRJ,  avaliou que a coleção B612 veio contemplar todas as escolas do 6º ao 9º ano do município. A abordagem, segundo ela, permite que os estudantes mergulhem em diferentes temas e gêneros literários, ampliando o horizonte cultural. “A literatura é uma ferramenta poderosa para despertar o interesse dos alunos pela leitura”, destacou.
A professora do 8º e 9º ano, Elza Alves, da Escola Municipal 4º Centenário disse que todo projeto é bem-vindo, sempre tem o que nos acrescentar. ” A coleção B612 levanta questões sociais importantes que sempre adaptamos à nossa realidade quando debatemos com os nossos estudantes”, pontuou.
Os dois encontros se entrelaçam na busca por uma educação mais rica e significativa. Enquanto o projeto Cápsula oferece recursos concretos para apoiar os educadores na prática diária, a Coleção B612 propõe uma jornada literária que estimula a imaginação e o pensamento crítico dos estudantes. Juntas, essas iniciativas representam passos importantes rumo à formação de leitores mais engajados e críticos.