Enem: na reta final para provas, professor André Cury diz que é preciso manter rotina e revisar conteúdos.
Faltam menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Aqui no Rio Grande do Norte, 86.422 candidatos estão inscritos para as provas, que serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Mas faltando tão pouco tempo, como deve ser o comportamento dos estudantes a partir de agora?
De acordo com o professor de matemática e diretor do Colégio Porto, André Cury, nessa reta final, ainda é possível fazer revisão de conteúdos. O ideal é que os alunos procurem revisitar aqueles assuntos que são mais prováveis de ter nas provas.
“Normalmente, há um padrão dos conteúdos que são cobrados. Agora, é importante intensificar os estudos nesses assuntos que foram cobrados em edições anteriores do exame”, completou André.
Para o professor, nesse período, ainda é importante manter a rotina de estudos construída durante o ano, procurando ter um bom tempo de sono com qualidade e boa alimentação, que fazem a diferença para que o aluno esteja descansado e concentrado para o dia da prova. “Um espaço maior para relaxar deve ser dado nos últimos dias, na sexta e no sábado que antecedem as provas. Ficar sem fazer nada antes disso pode mexer mais com o psicológico e aumentar a ansiedade”, destacou.
Com 25 anos de experiência em sala de aula e acumulando grandes índices de aprovação durante a carreira, André Cury afirma que espera um estilo de prova para o Enem 2022 muito parecido com o de anos anteriores, não só na distribuição do conteúdo, mas também no alto nível de qualidade e elaboração das questões.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, que somam 180 questões – 45 em cada área do conhecimento – além de uma redação com texto dissertativo-argumentativo com base em uma situação-problema. As áreas de conhecimento são linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Deixe um comentário