A coordenadora do Programa Planta Natal, Danielle Mafra e a diretora de Paisagismo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Renata Larissa, foram homenageadas com uma menção honrosa pelos serviços prestados à cidade em defesa da arborização. As homenagens foram entregues pelo presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Sérgio Chaves, durante a abertura do IX Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), realizado até o dia 15 de junho, no Hotel Barreira Roxa, em Natal.
De acordo com a secretária Executiva Danielle Mafra, esta homenagem ratifica o compromisso da gestão de uma cidade preocupada com sua arborização e sustentabilidade. “O Projeto Planta Natal, o replantio de árvores nativas e arborização das grandes avenidas, como também a recuperação do horto municipal foram determinantes na escolha da cidade para sediar este grande evento”, afirma.
Segundo Renata Larissa, a menção honrosa é um reconhecimento ao trabalho na área de paisagismo que vem sendo realizado pela Prefeitura do Natal. Ela cita o Projeto Planta Natal, que é totalmente voltado para o plantio de novas árvores urbanas. Atualmente, o projeto atingiu o número de mais de 15 mil mudas plantadas e espera cumprir a meta de 20 mil.
“Além disso, o nosso manejo arbóreo (podas e erradicação) são sustentáveis e todo o resíduo gerado é triturado e levado para compostagem, essa matéria orgânica retorna para as praças, canteiros, áreas verdes e até mesmo para o cultivo de novas mudas, de modo a promover a melhoria do solo. Nós também temos o Natal Mais Verde, onde as pessoas podem adotar e cuidar de espaços públicos, sejam canteiros ou praças”, explica ela.
Para a diretora de Paisagismo da Semsur, a realização em Natal do ENAU, coloca a cidade no foco da arborização urbana das cidades nordestinas, ajudando a promover o município e suas ações em promoção ao verde urbano. “É importante apresentar nossos projetos aos melhores conhecedores do assunto, para posicionar Natal dentre as cidades que mais se preocupam com a pauta. Sem dúvidas, Natal irá receber a missão de promover projetos de educação ambiental para mudar a forma com que a população enxerga as árvores”, conclui a diretora.
Deixe um comentário