A Escola Municipal João Paulo II, situada no bairro Lagoa Azul, promove a II Mostra Literária com a participação da comunidade escolar. Este ano, a escola abraçou o tema “Através da Literatura Afro-Brasileira, Vivenciando a Tradição com Respeito a Diversidade”, proporcionando aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental uma jornada pelo universo das tradições africanas. A mostra acontece durante toda esta sexta-feira (24) e na manhã do sábado (25).
Os estandes foram preparados pelos estudantes e professores para apresentar aspectos diversos das culturas africanas, desde comidas típicas até apresentações artísticas. Os estudantes mostraram ainda a riqueza e a importância da herança africana. “A Mostra Literária é mais do que um simples evento, é uma oportunidade para os alunos compartilharem conhecimento, promoverem a compreensão e cultivarem um ambiente escolar enriquecido pela aceitação e pela valorização das diferentes culturas que compõem o mosaico da sociedade brasileira”, destacou a gestora pedagógica Sônia Maria da Silva Silveira.
Os visitantes têm a oportunidade de explorar não apenas os sabores das comidas típicas, mas também mergulhar nas religiões africanas, apresentadas de forma respeitosa e educativa pelos estudantes. “A grandeza da Mostra Literária não está apenas nas apresentações, mas também nas obras de arte realizadas pelos nossos alunos. Inspirados pela literatura afro-brasileira, eles expressaram sua criatividade e respeito pela tradição, criando peças que capturam a essência da riqueza cultural africana”, declarou o professor do 5° ano, Josivan da Silva Jalles.
“Eu aprendi junto com minha professora sobre as comidas típicas que foram criadas no continente africano, como a feijoada, vatapá, e cocada, e eu gostei muito de aprender sobre isso aqui na escola”, citou o estudante Isaque Arthur de Almeida, do 5º ano do Ensino Fundamental.
Deixe um comentário