Uma febre entre famosos e anônimos, o uso das lentes de contato dental tem se popularizado no Brasil nos últimos anos. Conhecidas como facetas, ela é responsável por transformar o sorriso, desde forma, cor a tamanho e alinhamento, sendo uma ótima solução em muitos casos. É o que explica o dentista avaliador da Odontologia Integrada Natal, Lucas Liberato.
De acordo com o especialista, muitos mitos e verdades ainda circulam sobre o tratamento. Uma dessas dúvidas é sobre os desgastes feitos nos dentes naturais. “O desgaste, quando necessário, é o mínimo possível. As lentes são acomodadas sobre a estrutura dentária, feitas após toda uma avaliação e estudo. Quando o desgaste se faz necessário, é feito sob anestesia local para evitar desconfortos”, explica .
Lucas Liberato esclarece que as lentes de contato podem melhorar a aparência dos dentes, deixando o sorriso mais harmônico. “Elas são indicadas nos casos em que há descontentamento na colocação, formato e disposição dos dentes, além de fechar espaçamento dentário e dentes fraturados”, pontua.
Segundo o especialista, as lentes de contato dental não são permanentes. “Há um mito grande nesse ponto. Embora a cerâmica, usada no tratamento, seja conhecida por sua estabilidade de cor, dureza e resistência, as pesquisas mostram que as facetas não são permanentes. A durabilidade das lentes é influenciada por cuidados de higiene, dieta e visitas regulares ao dentista”, destaca o dentista avaliador da Odontologia Integrada Natal.
Um verdade é que as lentes de contato dental requerem cuidados especiais. O especialista lembra que ao realizar o tratamento deve-se ter alguns cuidados. “É preciso evitar alimentos excessivamente duros, evitar morder objetos ou abrir embalagens com os dentes restaurados, manter uma boa higienização e visitas regulares ao dentista”
O dentista avaliador salienta que uma correta indicação e execução do tratamento promove excelentes resultados estéticos e funcionais.
“As lentes são indicadas também com a finalidade funcional. Um dente da frente fraturado não desempenha sua função corretamente quando é necessário cortar um alimento, logo a devolução da sua anatomia o torna apto a realizar a função mastigatória de forma satisfatória, além de devolver a estética através de um sorriso mais harmônico”, finaliza.
Deixe um comentário