Marca Maxmeio

Postado às 13h11 EsportePlantão Nenhum comentário

Crédito Foto: Manoel Barbosa/SME .

No último sábado (09), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sediou mais uma emocionante rodada dos Jogos Escolares Municipais (JEMS 2024), com competições de Atletismo e Esporte de Orientação. O evento, que aconteceu na pista oficial e no Ginásio Poliesportivo da ÙFRN, contou com a participação de 93 atletas, representando as Escolas Municipais Prof. Amadeu Araújo, Prof. Arnaldo Monteiro Bezerra, Prof. Ascendino H. de Almeida Júnior, Prof. Francisco de Assis Varela Cavalcante, Profa. Adelina Fernandes, Profa. Josefa Botelho e Profa. Maria Madalena Xavier de Andrade.

O atletismo, com suas diversas provas de corrida, saltos e arremessos, é uma das modalidades mais tradicionais dos JEMs. Além de ser uma competição individual, também exige o trabalho coletivo em algumas provas, como o revezamento. Já o esporte de orientação, que estreou na edição deste ano, trouxe uma proposta inovadora, combinando atividades físicas com navegação em ambientes naturais. Os participantes, munidos de mapas detalhados e bússolas, competiram para encontrar pontos de controle em percursos desafiadores.

De acordo com Ana Paula da Silva Costa, do Setor de Cultura, Eventos e Desporto, o esporte de orientação tem se mostrado uma excelente novidade no JEMS. “Além de reforçarmos a presença de modalidades tradicionais como o atletismo, estamos muito felizes em ver a adesão ao esporte de orientação. Ele é altamente inclusivo, permitindo a participação de crianças, adolescentes e até adultos, promovendo a integração entre todos. A atividade  não só desenvolve habilidades físicas, mas também, contribui com o aprendizado em áreas como Matemática e Geografia”, destacou.

O estudante Rafael Henrique Garcia de 11 anos da E.M. Prof. Arnaldo M. Bezerra destacou que participou da competição pela primeira vez. “Participar do Esporte de Orientação hoje foi uma experiência incrível. No começo, eu não sabia muito bem como ia ser, mas logo percebi que era bem mais do que correr ou achar o caminho certo. Foi muito legal aprender a usar o mapa e encontrar os pontos no meio do campus,” disse o estudante.

A professora de Educação Física, Ilana Dantas Diniz, da E.M. Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, também enfatizou os aspectos inclusivos dessa modalidade. “O Esporte de Orientação é uma das modalidades mais democráticas. Ele possibilita que aqueles que não se destacam em provas de velocidade ou habilidades específicas possam mostrar suas capacidades na leitura de mapas e na orientação espacial. Além disso, ao competir em conjunto com adultos e crianças de diversas idades, todos têm a oportunidade de aprender e crescer”, afirmou.

O Esporte de Orientação, além de desafiar os participantes a utilizar habilidades cognitivas, também proporciona benefícios significativos à saúde física e mental. A diretora administrativa-financeira da E. M. Prof. Ascendino H. de Almeida Júnior, Mintza Idesis Jácome Bezerra, destacou como a modalidade também promove o espírito esportivo, a cooperação e o contato com a natureza. “Essa prática traz lições valiosas, como o trabalho em equipe e o respeito ao próximo, tudo isso em um ambiente que valoriza a convivência com a natureza, proporcionando uma experiência inesquecível para nossos alunos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *