
Crédito: Magnus Nascimento / SECOM
A Prefeitura do Natal abriu, nesta sexta-feira (25), sua participação na 11ª edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte (Femptur), evento que segue até sábado (26), no Centro de Convenções da capital, com entrada gratuita. Reunindo 49 municípios potiguares, a feira se consolida como a principal vitrine do turismo regional e um convite ao público para explorar a diversidade de experiências culturais, gastronômicas e paisagísticas do estado.
Logo na entrada do evento, o estande da Prefeitura de Natal chama a atenção pelo tamanho, pelo projeto visual que celebra as raízes nordestinas e antecipa o clima de festa junina que toma conta da cidade nas próximas semanas. O espaço, que também abriga o artesanato local e atrativos turísticos da capital, reúne elementos visuais, sensoriais e culturais que traduzem a identidade natalense.
“Reunimos várias ideias para composição do estande Natal. Por sermos a cidade sede do evento, a ideia foi difundir nossos principais segmentos neste espaço que é o maior da feira. Para isso, pensamos numa decoração que pudesse destacar a chegada do nosso São João, que será divulgado em breve, e que contará com uma programação grandiosa. Trouxemos também o nosso artesanato, que tão bem representa a nossa cidade, um telão com imagens das nossas principais belezas naturais que fomentam o turismo, e essa decoração de raízes nordestinas, com o revestimento do piso em ladrilhos e a ornamentação junina, criando toda a atmosfera que antecede um dos eventos mais aguardados aqui na nossa cidade”, destacou o secretário de Turismo de Natal, Sanclair Solon, durante a abertura.
A feira também é palco para quem vive do fazer artesanal e encontra no turismo uma oportunidade de visibilidade e geração de renda. É o caso da artesã Neide Gomes, natural de São Paulo e potiguar de coração, que escolheu Natal como lar há oito anos. Ela participa pela primeira vez da Femptur expondo suas peças em crochê, por meio da Loja Natal Original. “Estamos nos aproximando do Dia das Mães e essa tem sido uma ótima oportunidade de ofertarmos um produto artesanal que traz em sua construção muito afeto, carinho e que pode ser usado para presentear alguém especial nessa data. Esperamos que a feira seja um sucesso para todos”, afirmou.
Idealizada pela Argus Eventos, a Femptur tem como proposta estimular o turismo dentro do próprio estado. Segundo o organizador da feira, Antônio Roberto Rocha, o evento nasceu com o intuito de valorizar o hábito de explorar a cultura local e tem ganhado destaque neste sentido.
Além dos estandes com produtos típicos, roteiros turísticos e gastronomia, a programação da Femptur conta com apresentações culturais em palcos montados na Praça da Alimentação, exposições da agricultura familiar, exibição de vídeos promocionais e ações que promovem segmentos como o turismo religioso, de aventura e o chamado turismo de experiência.
A presença da Prefeitura do Natal evidencia a relevância da cidade como destino turístico estratégico no estado, contribuindo para ampliar conexões entre municípios, empreendedores e visitantes, numa feira que celebra, sobretudo, o orgulho de ser potiguar.
Deixe um comentário