Ana Júlia concorreu com mais de dois milhões de alunos. Crédito Manoel Barbosa/SME.

Uma estudante da E. M. Profa. Maria Madalena Xavier de Andrade, localizada na zona norte de Natal, conquistou a medalha de bronze na Maratona Tech, uma das maiores competições de tecnologia entre escolas do Brasil. Ana Júlia Rodrigues Alves da Cruz, de 14 anos, alcançou esse feito após participar da maratona com mais de dois milhões de estudantes de quatro mil escolas.

“Quando vi meu nome no telão, fiquei muito surpresa. Foi uma emoção enorme, eu não imaginava, eu achei que seria qualquer outra pessoa, porque na hora que eu respondi os quizzes, eu estava muito nervosa e ansiosa, eu realmente não esperava, foi uma surpresa muito boa, foi uma surpresa enorme, eu amei”, disse Ana Júlia, que é do 8º ano B e assistiu a transmissão pela internet da Cerimônia de Premiação, realizada em Curitiba (PR) acompanhada dos colegas e professores. Ela atribui o sucesso à dedicação e apoio dos professores. “Comecei a aprender mais sobre computadores e suas possibilidades na Maratona Tech. Meus professores foram fundamentais”, completa.

A gestora administrativa e financeira da escola, Elma Gondim, destacou a importância da conquista. “É muito gratificante ver uma jovem da rede pública concorrer com essa quantidade de pessoas e conseguir uma medalha como essa. Todos os nossos alunos inscritos se esforçaram durante a competição, e eu vi a luta deles e saber que uma conseguiu alcançar essa medalha é motivo de muito orgulho para todos nós”, destaca.

José Arthur Dantas Miranda, de 14 anos, estudante do 8º B, expressou orgulho pela colega. “Ela merece, foi incrível ver uma colega sendo premiada, toda a turma está muito feliz por ela.” Sobre a experiência na Maratona Tech ele também comentou:   “não tenho palavras para descrever tamanha felicidade de participar de um evento tão grande assim, envolvendo tantas escolas”, comemora.

O professor de robótica Nelson Rodrigues, que ao lado da professora Semídia Lopes,  acompanhou os estudantes desde o início e trouxe a possibilidade do evento para a escola, ressaltou a superação dos alunos. “Nosso intuito era participar para ganhar experiência, conhecer a competição, não esperávamos ir tão longe assim, iniciamos a competição com 57 alunos, apenas 37 completaram a 1º fase e terminamos com 10 finalistas. Foi uma surpresa grande, tendo em vista que foi a nossa primeira vez participando. É uma emoção muito grande, esse feito ficará na história da escola e para nossas vidas também”, fala emocionado.

A Maratona Tech é uma iniciativa que visa promover a educação em tecnologia e incentivar jovens talentos. A competição é realizada anualmente com o apoio de governos e empresas. A Cerimônia de Premiação Nacional reconheceu as escolas e os estudantes que obtiveram os melhores resultados de desempenho ao longo da competição, premiando 525 estudantes.