Alunos do 9° ano da Escola Municipal 4° Centenário visitaram nesta quinta-feira (07) o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com o objetivo de vivenciar experiências práticas das disciplinas de Ciências nos laboratórios da instituição e incentivar que os estudantes participem do processo seletivo para estudarem a etapa de Ensino Médio no IFRN. Ao todo, 45 alunos participaram do momento que contemplou o contato dos estudantes com a teoria e experimentação fundamentais para o ensino das disciplinas de ciências.
As práticas foram orientadas pela professora do IFRN Adriana Cláudia Câmara e monitores dos laboratórios do IFRN. A educadora exaltou a importância de se realizar um projeto como esse, que possibilita experiências diferentes e contato com recursos didáticos que somam no aprendizado do aluno. “É um projeto que está sendo desenvolvido desde 2015 e temos essa proposta de mostrar a nossa instituição, com ênfase nos laboratórios de Biologia, Química e Física. Mostrando a importância da ciência e o estudo da natureza aplicada na prática. Tendo a oportunidade de observar e entender seus fenômenos” explicou a professora de Biologia.
Acompanhando os alunos durante o percurso, a professora da E. M. 4º Centenário Marília Otaviano contou sobre as expectativas que possui quanto a aula prática e sua relevância para o entendimento dos estudantes sobre os assuntos de ciências. “É uma experiência muito válida para que os alunos possam conhecer os laboratórios e presenciar a estrutura do IFRN que possibilita dinâmicas diferentes e o contato com recursos que facilitam o processo de amostra dos fenômenos e características da natureza. Assim, os alunos podem ver de perto como ocorrem diversas experiências” afirmou a professora.
A estudante Lara Maria Rocha, de 14 anos, detalhou o que acha da aula prática e o que avaliou de interessante das experiências mostradas nos laboratórios. “Estou amando a experiência. Conhecer as coisas que tem nos laboratórios. Tudo é muito legal. A prática que mais gostei foi a do vulcão, é muito interessante de ver”, comentou a estudante que falou que antes só via esses experimentos nas redes sociais. Outra estudante que comentou sobre sua experiência foi Marcela de Medeiros, que tem 14 anos. “Eu estou achando muito bom estar aqui e poder ver vários assuntos que ainda não adentramos completamente. Estar em contato com essas coisas novas é muito bom. Gosto muito de plantas, e a experiência que estudamos me chamou muito atenção” relatou Lara Rocha.
O momento se trata de um projeto de extensão do IFRN, que beneficia as Escolas Municipais 4° Centenário, Professora Josefa Botelho, Professora Iapissara Aguiar de Souza, Monsenhor José Alves Landim, Professor Otto de Brito Guerra, Professor Veríssimo de Melo, Professor Luiz Maranhão Filho, Irmã Arcângela, Professor José do Patrocínio Pereira Pinto e Professora Terezinha Paulino de Lima.
Deixe um comentário