Crédito Alan Silva / SME.

Integrando a programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura do Natal, os estudantes da Escola Municipal São José, que está localizada na Vila de Ponta Negra, visitaram o Bosque das Mangueiras para uma aula de campo nesta segunda-feira (03), durante a manhã e tarde.

A gestora pedagógica da Escola Municipal São José, Damiana Pereira dos Santos, compartilhou as impressões sobre a oportunidade para os estudantes. “Eles estão no centro das próprias ações e na fala, demonstrando isso a cada momento, está sendo gratificante, uma aula de muito aprendizado, foi um presente para nós termos sido escolhidos. Poderemos mostrar para os pais a importância disso tudo, para que eles possam também conhecer o bosque e trazer seus filhos. Um lugar lindo, aconchegante. Eu estou aprendendo a cada atividade, esse lugar é maravilhoso, trazer nossas crianças para que elas vivam essa natureza, vivam essa coisa boa que Natal tem para nos oferecer”, elogiou a diretora.

Os estudantes tiveram contato com espécies nativas como pau-brasil, cajueiro, craibeira, pitanga, pitomba, jenipapo-bravo, catanduva, massaranduba, entre outras, inclusive com espécies exóticas tais como a mangueira, sapoti, jaqueira, dendezeiro e a castanhola. O estudante Daniel Mozani, de 10 anos, disse que “acabamos de plantar, eu estou aprendendo  como fazer da forma correta, ver os ambientes, conheci uma planta chamada rabo de macaco, nunca tinha visto, é bem diferente, ela é cor de rosa”. Daniel Mozani é do 4º ano e junto com os colegas participaram de diversas atividades, tais como horta (Planta Natal), trilha sensorial, experimentos, caça ao tesouro, salas de exposição, estação meteorológica móvel do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que integraram a programação.

A assessora pedagógica do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Mariana de Vasconcelos comentou que o contato com a natureza é muito importante. “Os eventos climáticos que estão acontecendo, precisamos refletir, conscientizar essas crianças e sensibilizá-las a agir, para que possamos melhorar o mundo em que vivemos. Há grande impacto na aquisição desse conhecimento, essa sensibilização. Aqui no bosque eles têm contato com as espécies nativas, passam por experimentos meteorológicos, entendem um pouco sobre essa questão da dinâmica da atmosfera. Tudo isso está inter-relacionado e devemos sensibilizá-los para o cuidado com a natureza, a serem protagonistas, ou seja cidadãos ativos em relação ao meio ambiente”, finalizou a assessora.

“Estamos trabalhando com as escolas, a educação primária é o nosso foco para que os alunos já iniciem a vida acadêmica sabendo e entendendo melhor o meio ambiente, sua estrutura, sobre o que é de fato, então nós temos essa base da educação ambiental sendo levada paras as escolas, para que os alunos cresçam já sabendo o que é o correto a se fazer, tendo em vista como cuidar bem, respeitar e preservar”, destacou o chefe do Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia da Secretaria Municipal de Meio Ambinete e Urbanismo (Semurb), Wagner Silvestre.

Nesta terça-feira (04), será a vez dos estudantes da Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura conhecerem o Bosque das Mangueiras pela manhã e tarde, enquanto estudantes da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, irão visitar nos dois turnos o Espaço Natal Sustentável, localizado no Baldo.

Bosque das Mangueiras

O Bosque das Mangueiras, que ocupa 14.125 m², é uma área pública destinada a um bosque urbano municipal localizado no bairro de Lagoa Nova, zona Sul, entre a Av. Nascimento de Castro, Jaguarari e Rua Tertius Rebelo, foi requalificado pela Prefeitura e a gestão e administração é de responsabilidade da Semurb, por intermédio do Departamento de Gestão de Parques e Bosques (DGPB).