Uma grande conquista para a comunidade da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, situada no bairro Lagoa Azul. Um grupo de nove estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental participaram da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – Aberta para Todos (ONHB-A), na modalidade “Escolar Pública do Ensino Fundamental”, e conquistaram a medalha de Cristal (honra ao mérito), sendo a única escola nessa modalidade, que saiu vitoriosa no Rio Grande do Norte.
O professor de História da Escola Municipal Professor Amadeu Araujo, Paulo Sérgio da Silva, que incentivou a participação dos estudantes, está bastante feliz com o resultado atingido. “A educação é a única ferramenta de mudar a realidade dos estudantes. A oportunidade de participarmos das Olimpíadas, serviu para mostrar que eles têm condições de alcançar outros objetivos e vitórias. Crescer no caminho da educação é muito importante. O resultado é a glorificação de um processo difícil, mas que começamos a colher os primeiros frutos da insistência na participação dos alunos. O grupo é merecedor do desafio que lhe foi dado e nossos queridos estudantes foram lá e conseguiram um resultado surpreendente”, comemorou o docente da Rede Municipal de Natal.
As provas, ao todo, foram realizadas em quatro fases sendo 100% online e com questões de múltipla escolha e tarefas. A prova traz assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros. Ela é realizada pela Unicamp, com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.
Orgulhoso do resultado alcançado estava o estudante do 9º ano, Emanuel Micael da Silva Varela, de 17 anos, que falou um pouco sobre a Olimpíada. “Bem no começo não tínhamos muita expectativa de vencer, porque estávamos participando como forma de experiência e aprendizado de História. Quando fomos avançando de fase, vimos que os níveis iam subindo, e pensávamos que não chegaríamos tão longe. Chegamos e comemoramos muito o nosso resultado, porque não é fácil sairmos vitoriosos de etapa em etapa. Foi uma experiência bem legal”, disse.
O estudante Emanuel Varela conta ainda que o período que mais gosta em História é o Egito Antigo, seus objetos, relíquias e a cultura do povo. Eu me interesso muito por História, desde o 4º ano que fui me aprofundando nos estudos e me apaixonando cada vez mais”, finalizou Emanuel.
Já a colega Maria Gabriella Oliveira Cordeiro, de 14 anos, da turma do 8º ano, também reforçou a paixão pela disciplina.”Meu amor pela história começou quando eu estava no 5º ano, quando estudei sobre a Mitologia Grega, e me aprofundei mais no assunto e acabou virando minha matéria favorita na escola”, disse. E continuou: “sobre a competição, assim que eu soube que poderíamos participar fiquei muito feliz, onde fomos nos ajudando em equipe e acabamos sendo merecedor desse resultado final incrível”.
Do 9º ano, o estudante João Lucas Lima dos Santos, de 15 anos, também gosta de estudar História. “A matéria de História sempre foi muito presente em minha vida e ainda mais aqui na escola com os incentivos do nosso professor. Por exemplo, o período da Segunda Guerra Mundial é bem curioso e marcante na trajetória da humanidade. A olimpíada foi desafiadora, mas gratificante sermos premiados com a medalha de cristal. Nossa comunidade está muito feliz”, finalizou o aluno
Deixe um comentário