Fiscalização sobre água servida que transbordou foi realizada ainda no sábado.

Um grande extravasamento de água servida nas imediações da central de abastecimento do RN (Ceasa/RN), no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, levou uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) a realizar um levantamento para identificar possíveis ligações em face à grande quantidade de efluentes sendo derramados e acumulados na via pública. O caso ocorreu durante o fim de semana, no último sábado (24) no cruzamento da Av. Jerônimo Câmara com a Rua Manoel Vieira de Freitas.

“Os fiscais observaram que havia efluentes saindo pelo sistema de drenagem pública, e que o sistema de coleta de esgotos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) encontrava-se sem tampa e fechado com detritos ,areias, resíduos da construção civil, pedras e britas”, explica o supervisor de fiscalização da Semurb que esteve a frente da ação, Gustavo Szilagyi.

A fim de identificar o ponto de ligação dos efluentes no sistema de drenagem, os fiscais iniciaram a investigação abrindo as caixas de inspeção dos imóveis instalados no passeio, para verificar se havia contribuições de esgotos. Foi observado que todas as caixas de inspeção abertas estavam secas.

“Os fiscais passaram então a abrir pequenos buracos de inspeção no sistema de drenagem com 1,5 metro de distância entre si, a fim de que fosse possível identificar o ponto de comunicação entre os sistemas de drenagem e de esgotamento sanitário. Este método deu resultado, e possibilitou identificar pontos de contato entre os sistemas”, continua o supervisor.

“Os moradores do lado direito da Rua Manoel Vieira de Freitas informaram ter resolvido o problema de extravasamento de esgotos em suas calçadas, fechando as caixas de inspeção. Isso resulta no extravasamento nos imóveis do lado esquerdo deste logradouro. Ocorre que entre a caixa de inspeção dos imóveis e a rede instalada da Caern, encontra-se o sistema de drenagem de águas pluviais da Rua Manoel Vieira de Freitas, sendo exatamente dentro deste equipamento público o local de afloramento dos efluentes lançados indevidamente na rede da Caern”, relata Szilagyi.

A Caern foi orientada a promover o esgotamento de seu sistema, identificando pontos de lançamento indevido de esgotos e realizar o tamponamento das ligações clandestinas, além de notificar a Semurb quais imóveis foram responsáveis pela ligação clandestina para adoção de providências administrativas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) também foi acionada para recompor os danos gerados aos sistemas de drenagem durante a vistoria.

POLUIÇÃO SONORA

Ainda no sábado (24), quatro bares foram vistoriados em Ponta Negra, onde dois deles receberam auto de infração ambiental (AIA) por desenvolver atividades sem regularização emitida pela Semurb e por descumprir alvará de funcionamento provisório, funcionando de forma irregular. Os outros dois receberam notificação por emitir ruídos acima do permitido pela legislação, com orientação para diminuir o som.

Já em Candelária e Lagoa Nova, zona Sul da cidade, dois bares também receberam autos de infração por descumprimento do alvará de licença para funcionamento provisório.

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.