A Fecomércio RN, participou, na tarde desta sexta-feira, 07, de reunião na Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), a convite do Governo do Estado.
O objetivo do encontro foi apresentar as ações executadas pela pasta e esclarecimentos sobre as supostas ameaças e ocorrências divulgadas nas redes sociais nos últimos dias.
Também estiveram presentes os representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Artur Torres, e do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur), Júnior Câmara.
O Secretário de Segurança da Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, apresentou as estatísticas oficiais, que, segundo ele, não demonstraram aumento das ocorrências policiais.
Ele também falou do reforço no patrulhamento ostensivo, do monitoramento pela equipe de inteligência do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e da estratégia que está sendo desenvolvida para ampliar e dinamizar a comunicação com a população, objetivando coibir a disseminação de notícias falsas.
“Nosso intuito é prestar contas sobre as medidas que estão sendo adotadas pela Sesed e tranquilizar as entidades e os empresários, com a intenção de que disseminem junto aos seus associados o trabalho de prevenção e monitoramento que estamos realizando. Também estamos reforçando a comunicação direta com a população, de modo a inibir que fakes news gerem sensação de insegurança”, afirmou o coronel Azevedo.
O diretor Executivo e de Relações Institucionais da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, reforçou a importância da manutenção de um canal de comunicação eficiente, além de reforço do monitoramento e policiamento nos próximos dias.
“Desde as primeiras horas de ontem, procuramos a Sesed, a fim de obter informações sobre a veracidade das informações compartilhadas em redes sociais com ameaças à segurança, o que gerou receio junto aos empresários e a população como um todo. Fomos prontamente atendidos pela Secretaria desde o primeiro momento e entendemos como salutar essa reunião para esclarecer as medidas que estão em andamento e veracidade dos fatos”, afirmou.
A reunião ainda contou com a participação do vice-governador, Antenor Roberto, do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alarico Azevedo, do secretário adjunto de Segurança Pública, Osmir de Oliveira, dos secretários de Comunicação, Daniel Cabral, de Turismo, Ana Costa, e representantes de órgãos da força de segurança estadual.
Deixe um comentário