Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
O XIV Simpósio Internacional de Carcinicultura realizado no período de 15 a 18 de novembro no Cento de Convenções em Natal, RN foi encerrado neste sábado (18) com a palestra do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Itamar Rocha, com o tema “A Aquicultura sob ameaças e riscos das importações, associado a falta de licenciamento e de financiamentos, pede socorro”, que estabeleceu de forma clara e objetiva que o setor da carcinicultura brasileira precisa avançar e recuperar o tempo perdido com muito trabalho e esforço de cada um.
O evento teve a participação de palestrantes nacionais e internacionais, com tradução simultânea em inglês e espanhol. Foram 58 palestras, de 14 países e 250 trabalhos técnico-científicos, que mostraram os avanços na área. De 16 a 18 aconteceu a programação técnica, sempre das 8h30 às 13h, e a comercial, das 14h às 22h.
A Feira Nacional do Camarão (Fenacam) abriu as portas com investimento de R$ 10 milhões para levantar discussões sobre oportunidades e ideias que ajudem a destravar o desenvolvimento do setor Carcinicultor e aquícola potiguar e brasileiro. Na pauta, temas como desafios para conviver e continuar produzindo na presença da “Mancha Branca”; as oportunidades do mercado interno e as perspectivas das exportações, inclusive para o Mercado Norteamericano, com a recente saída do Camarão Brasileiro da Ação Antidumping; os avanços tecnológicos dos cultivos intensivos com Estufa Agrícola para aumento da temperatura e controle da Mancha Branca; melhoramento genético, entre outros.
Aproximadamente dois mil congressistas e três mil visitantes da Feira de Aquicultura passaram Centro de Convenções de Natal. No total, foram cinco mil participantes dos vários eventos aconteceram simultaneamente: o XIV Simpósio Internacional de Carcinicultura, o XI Simpósio Internacional de Aquicultura, o XIV Festival Gastronômico de Frutos do Mar e a XIV Feira Internacional de Serviços e Produtos Para Aquicultura.
Deixe um comentário