Marca Maxmeio

Postado às 06h09 CulturaPlantão Nenhum comentário

O festival reúne dança, teatro, performance e cinema e será realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro no TAM.

Com o objetivo de proporcionar experiências únicas e fomentar o intercâmbio entre artistas e o público, o Festival Casa Tomada inicia hoje a programação de sua nona edição no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte. O evento segue até o dia 20 de setembro, reunindo dança, teatro, performance e cinema em uma programação diversificada que inclui acessibilidade comunicacional, com tradução em LIBRAS e audiodescrição.

Com uma programação diversificada, o festival contará com a presença de obras e artistas do México, Argentina, Holanda, Reino Unido, São Paulo, Espírito Santo, Paraíba, Juiz de Fora e, claro, Natal. Ao longo dos três dias, o público poderá vivenciar uma imersão artística que inclui Residência Artística, Workshops, Palestra, Mostra de Processo, Performances, Mostra Cinematográfica, Mostra Cênica, além de bate-papos com os artistas.

René Loui, Diretor Artístico do Festival Casa Tomada expressou sua satisfação com o retorno do Festival Casa Tomada após um intervalo de três anos: “Estamos muito felizes com o retorno do festival! O Festival Casa Tomada sempre foi um espaço propício para encontros, intercâmbios e aprendizados plurais, onde artistas de diversas linguagens, realidades e origens se unem para compartilhar experiências. É uma oportunidade para questionarmos, desconstruirmos e reconstruirmos nossos entendimentos sobre arte, sociedade e nós mesmos.”

Práticas Plurais e Hibridismos

Sob o tema “Práticas Plurais e Hibridismos”, o Festival Casa Tomada reafirma o compromisso do Coletivo CIDA e da Casa Tomada com a promoção de ações culturais acessíveis. Todas as atividades programadas serão inclusivas, com serviços de acessibilidade em LIBRAS e audiodescrição, garantindo que um público diversificado possa desfrutar plenamente das experiências oferecidas.

A programação do festival começa hoje às 8h com a Residência Artística – Práticas Performativas na Dança, conduzida por René Loui com seis artistas selecionados. Paralelamente à atividade de residência, serão promovidos workshops que interseccionam as linguagens da dança, teatro e audiovisual no Salão Nobre, proporcionando um espaço para aprendizado e troca.

O primeiro é o Workshop “Construindo uma Videodança, Decupagem e Mise en Scene” com Leonardo Villa e Cia Pássaros de Presságio, no Salão Nobre.

A partir das 18h, o festival apresentará a Mostra de Processo com “Dança Embolada” de Joyce Barbosa. A performance é baseada em uma forma de canto brasileiro muito especial da cultura nordestina chamada “repente”, que é construída sobre uma improvisação rítmica semelhante ao rap. No entanto, o repente tem uma abordagem específica quanto às palavras, combinada com uma estrutura muito bem elaborada, que permite ao corpo se manter no fluxo da dança.

Logo após, haverá a Mostra Cinematográfica com a exibição dos seguintes filmes: “Aurora”, de Leonardo Villa e Cia Pássaros de Presságio; a videodança “Soma”, de Arturo Bandinelli, em parceria com o Dança em Foco; e “Corpo: Sua Autobiografia”, de Renata Carvalho e Cibele Appes.

Em seguida, Mostra Cênica com a apresentação do espetáculo “VACA”, de Bruna Betito – Al Borde Plataforma de Criação. “VACA” é um solo teatral que explora o universo das amantes e sua condição ao longo da história: uma figura transgressora e indissociável ao casamento, condenada e sem direito de defesa. O trabalho baseia-se na autobiografia da atriz, mas a partir de um deslocamento para um universo onírico, surreal e mitológico, inspirado em seus sonhos apocalípticos. O espetáculo mistura realidade documental, ficção e uma dose de sarcasmo.

Para encerrar o primeiro dia, haverá um bate-papo entre os artistas, mediado por Mainá Santana. Para participar das atividades formativas ou acompanhar a programação artística do festival, não é necessário realizar cadastro prévio. Basta chegar uma hora antes no local para se inscrever ou retirar seu ingresso.

Todas as informações sobre o Festival Casa Tomada podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do festival no Instagram em: @festivalcasatomada ou acesse: www.coletivocida.com.br/festivalcasatomada

O IX Festival Casa Tomada – Práticas Plurais e Hibridismos é uma iniciativa do Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas e da Casa Tomada Ambiente de Arte, contemplado pela Seleção Pública Nº 025/2023 – Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais pelo Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual N.º 01/2023 e pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais N.º 02/2023. Conta com recursos da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura do Natal, Fundação José Augusto – Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. O festival conta com a parceria do Festival Dança em Foco.

Veja a programação completa:

Quarta-feira, 18 de setembro

  • 8h – 12h: Residência Artística “Práticas Performativas na Dança”, conduzida por René Loui com os artistas selecionados: Iara Izidoro, Márcio Filho, Henrique Castro, Eleonora Artysenk, Júlia Bernat e Marcos Teófilo, na Sala de Ensaio.

  • 10h – 11h30: Workshop “Construindo uma Videodança, Decupagem e Mise en Scene” com Leonardo Villa – Cia Pássaros de Presságio, no Salão Nobre.

  • 18h: Mostra de Processo – “Dança Embolada” com Joyce Barbosa, no Salão Nobre.

  • 19h – 22h: Filmes, espetáculo e bate-papo, no Palco do Teatro:

    • Filme “Aurora” de Leonardo Villa e Cia Pássaros de Presságio.

    • Em parceria com o Dança em Foco: Videodança “Soma” de Arturo Bandinelli.

    • Filme “Corpo: Sua Autobiografia” de Renata Carvalho e Cibele Appes.

    • Espetáculo “VACA” de Bruna Betito – Al Borde Plataforma de Criação.

    • Bate-papo com todos os artistas da noite, mediado por Mainá Santana, no Salão Nobre.

Quinta-feira, 19 de setembro

  • 8h – 12h: Residência Artística “Práticas Performativas na Dança”, conduzida por René Loui com artistas selecionados: Iara Izidoro, Márcio Filho, Henrique Castro, Eleonora Artysenk, Júlia Bernat e Marcos Teófilo, na Sala de Ensaio.

  • 10h30 – 12h: Workshop “Filme e movimento: a dança no plano sequência” com Isadora Falconi e Luiza Perito, no Salão Nobre.

  • 17h: Mostra de Processo – “Me Chame Pelo Meu Nome” com André Rosa – Cinese Dança, no Salão Nobre.

  • 17:30h: Mostra de Processo – “Aquilo Que Nos Olha” com Heloísa Sousa, no Salão Nobre.

  • 18h: Master Class, filmes, espetáculo e bate-papo, no Palco/Hall:

    • Master Class “Encontro Transpofágico” com a artista convidada Renata Carvalho.

    • Filme “Silêncio das Entranhas” de Isadora Falconi e Luiza Perito.

    • Em parceria com o Dança em Foco: Videodança “Parque” de Ailén Cafiso.

    • Espetáculo “die einen, die anderen” da Cia Giradança.

    • Bate-papo com todos os artistas da noite, mediado por Mainá Santana, no Salão Nobre.

Sexta-feira, 20 de setembro
  • 8h – 12h: Residência Artística “Práticas Performativas na Dança”, conduzida por René Loui com artistas selecionados: Iara Izidoro, Márcio Filho, Henrique Castro, Eleonora Artysenk, Júlia Bernat e Marcos Teófilo, na Sala de Ensaio.

  • 9h – 12h: Master Class “Rotas de distribuição para curta-metragem brasileiro no mundo” com Anderson Bardot, no Salão Nobre.

  • 18h: Mostra de Processo – Residência Artística.

  • 19h – 22h: Performance, filmes, espetáculos e bate-papo, no Palco/Hall:

    • Performance “membrana-falo” de Marcone Soares.

    • Em parceria com o Dança em Foco: Videodança “Endurance” de Imre van Opstal.

    • Filme “Inabitáveis” de Anderson Bardot.

    • Espetáculos “Corpos Turvos” e “Reino dos Bichos” do Coletivo CIDA.

    • Bate-papo com todos os artistas da noite, mediado por Mainá Santana, no Salão Nobre.

  • 22h: AFTER FESTIVAL CASA TOMADA no Espaço Cultural Rosas na Cartola.

SERVIÇO
FESTIVAL CASA TOMADA
Dias 18, 19 e 20 de setembro
Local: Teatro Alberto Maranhão
Acesso gratuito
Acessível em LIBRAS e audiodescrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *