A partir do dia 27 de julho, o Festival URBANOCINE dará início a uma série de ações formativas gratuitas em municípios do Rio Grande do Norte. A primeira fase do projeto incluirá oficinas de pintura e fotografia, além de uma Mostra Cultural e exibição de filmes com entrada franca em Macaíba e Caicó.
O URBANOCINE se destaca como um projeto que utiliza o cinema como ferramenta para promover a transformação social. Por meio de ações educativas e exibições audiovisuais, o festival busca estimular o debate sobre questões sociais, geográficas e identitárias relacionadas aos diversos territórios abrangidos.
“O objetivo das atividades do festival URBANOCINE é chamar a atenção dos potiguares para o que está ao seu redor, seja na cidade urbana, na zona rural, ou na zona da mata – em nossos bairros, ruas e comunidades”, afirma Gustavo Guedes, idealizador do projeto. “É uma oportunidade para que todos, nós potiguares, possamos nos expressar”, completa.
As oficinas de pintura e fotografia têm como propósito proporcionar aos habitantes locais uma atividade lúdica para que possam retratar seus territórios e sua própria visão de si mesmos. A mostra de filmes itinerante passará por seis comunidades no RN: Comunidade indígena do Tapará, Capoeiras, Caicó, Rocas, Mãe Luiza e Cidade da Esperança. O objetivo é que os potiguares se reconheçam melhor através de suas histórias, potencialidades e expressões artísticas.
Todo o material produzido durante as oficinas será utilizado em uma exposição com temática voltada para identidade, cidadania e meio ambiente, como parte das atividades do Festival URBANOCINE em novembro.
O Festival URBANOCINE tem realização da Ilha Deserta, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual Câmara Cascudo de incentivo à cultura – Lei Nº 7.799, de 30 de Dezembro de 1999.
Todas as ações podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram @urbanocine e no site do projeto: https://urbanocine.
Veja a programação:
Oficinas (pintura e fotografia) + mostra cultural + mostra de filmes
27 e 28/07 – Lagoa do Tapará (Macaíba)
03 e 04/08 – Capoeiras (Macaíba)
07, 08, 09/08 – Negros do Rosário (Caicó)
SERVIÇO
Ações do Festival URBANOCINE
Localidades: – Lagoa do Tapará (Macaíba), Capoeiras (Macaíba) e Negros do Rosário (Caicó)
Dias: 27 e 28/07, 03 e 04/08, 07, 08, 09/08
Horário: sempre a partir das 9h
Entrada gratuita.
Deixe um comentário