
Fisioterapeuta Kelly Gama
A fisioterapeuta Kelly Gama, criadora do programa Ressignificador, um tratamento inovador para dores crônicas, foi convidada para palestrar no Congresso Brasileiro de Dor, que acontecerá de 7 a 10 de maio, em São Paulo. O convite é um reconhecimento do destaque que seu trabalho tem alcançado, levando-a a participar de eventos nacionais.
O programa Ressignificador, desenvolvido ao longo de anos de estudo e prática profissional, consiste em diversas terapias, incluindo educação sobre a dor e exposição de exercícios por meio de metas e tarefas. O objetivo é reeducar o sistema de dor, permitindo que o paciente se exponha a novas experiências, informações e atividades, aprendendo a se movimentar de forma segura e sem risco de lesão. “O Ressignificador permite novas conexões em nível de Sistema Nervoso Central, trabalhando o sensitivo e o cognitivo, com vários estímulos ao mesmo tempo”, explica Kelly Gama, que também está à frente do Centro Vitta e é coordenadora do Centro Vitta Academy, em Natal.
Ela ressalta a importância da prevenção no tratamento da dor. Segundo a profissional, muitos pacientes convivem com dores crônicas por longos períodos, acreditando que seja algo normal e buscando tratamento caseiro com medicamentos. “No entanto, a dor deve ser encarada como um sinal de alerta, e a busca por ajuda profissional imediata é fundamental para evitar que o problema se torne crônico e mais complexo de tratar”, recomendou.
No Congresso, organizado pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, a fisioterapeuta apresentará sua palestra no dia 08 de maio sobre o tratamento de dores neuropáticas, um tema de grande relevância no cenário da fisioterapia e do tratamento da dor. A dor neuropática é uma lesão ou doença que acomete o sistema nervoso somatossensorial.
Deixe um comentário