Marca Maxmeio

Postado às 10h08 CulturaDestaque Nenhum comentário

Abertura da programação de 17 de agosto (sábado) / A Exposição no Parque da Cidade segue até 16 de setembro / Crédito Alexandre Santos.

Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, o Coletivo daFoto!, ZOON e o Foto Clube de Natal promovem uma série de eventos no Mercado Cultural de Petrópolis e no Parque da Cidade, com mostras de fotografia no período de 10 de agosto a 16 de setembro. A programação inclui ainda palestras, oficinas e atividades diversas, destacando a importância da fotografia na cultura.

Crédito Mariana Rocha.

Mostra de Fotografia

Garimpando ideias para criações fotográficas, o fotógrafo Antonio Câmara percorreu os sebos de livros da cidade e se encantou com a agradável desarrumação dos livros nas estantes e objetos curiosos que se espalham aleatoriamente entre moveis, portas e paredes, construindo cenários que inspiraram produzir as imagens para a exposição nomeada ENTRESEBOS. Uma homenagem a esses espaços guardiões da memória da cidade.
Mostra fotográfica até 10 de setembro na galeria João Maria Alves, no Mercado Cultural de Petrópolis, localizado na Av. Hermes da Fonseca, 804 – Petrópolis, Natal – RN.

A Mostra de Fotografia do Foto Clube de Natal, que ocorre de 16 de agosto a 16 de setembro, apresenta uma coletânea de trabalhos de fotógrafos potiguares, oferecendo ao público uma visão ampla das diversas vertentes e estilos da fotografia contemporânea. No Parque da Cidade, a abertura ocorre no dia 17 de agosto (sábado), às 9h, com a coletiva de 60 fotos em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia e outras atividades fotográficas.

Programação de 17 de agosto (sábado)

O dia 17 de agosto contará com uma programação intensa, a partir das 9h, com uma Mostra Coletiva de Fotografias, uma Feira de Fotografia, onde estarão à venda livros, revistas, postais e câmaras fotográficas. Além disso, destacam-se as seguintes palestras:

10 h – Palestra de Mariana Rocha: “Os desafios e encantos da Fotografia de Parto” – Uma das primeiras conquistas de Mariana Rocha foi ter uma foto de natureza vencedora de um concurso cuja imagem ficou em exposição fixa por meses no Parque da Cidade, em Natal. Mas foi em 2021, após se tornar mãe e viver a experiência do parto, que a jornalista e fotógrafa despertou para o ramo dos nascimentos. A partir deste momento, iniciou a jornada na Fotografia de Parto, deixando o telejornalismo em agosto de 2023 para viver da Fotografia. Hoje já são mais de 200 partos no currículo, com 15 fotos premiadas internacionalmente. No mesmo ano, em 2023, abriu estúdio próprio, onde faz ensaios profissionais infantis e adultos, oferecendo ainda a Fotografia Fine Art, já que possui especialização neste estilo pela empresa Creative Inspiration, referência de fotografia artística no Brasil. Apresentação das fotos e bate papo fotográfico.

10h30 – Palestra de Ivanês Lopes: “Fotografia Bioeletrografias – Fotografia e Saúde”: Ivanês Lopes, licenciado em Ciências da Religião pela UERN e atualmente cursando Pós-Graduação em Neurociência, falará sobre a Bioeletrografia, um método que utiliza a fotografia para diagnosticar patologias humanas e animais, além de ser aplicada na agronomia.
13h30 – Palestra do Prof. Luciano Capistrano: “Fotografia e Patrimônio Cultural”: Luciano Capistrano discutirá a relevância da fotografia na preservação e valorização do patrimônio cultural.

14h30 – Palestra de Henrique José: “O Papel da Fototeca Estadual” : A FOTOTECA POTIGUAR, foi instituída pela Lei 11.619/2023, sendo um marco na preservação da história e da memória do povo do RN e do nordeste brasileiro. Em fase de regulamentação e debate de sua implementação, a palestra de Henrique José irá nos atualizar sobre os passas dados e os necessários para garantir esta conquista.

15h30 – Palestra de Alexandre Santos: “Fotografia e Poesia”: O fotógrafo e artista visual Alexandre Santos lançará seu livro “Rio Grande do Norte – Estado de Poesia”, discutindo a relação entre fotografia e poesia.
16h30 – Caminhada para Fotografar o Pôr do Sol: Uma atividade prática para os participantes registrarem a beleza do pôr do sol no Parque da Cidade.

17h:30 – Encerramento.

Atividades Paralelas
Durante todo o dia do evento, haverá diversas atividades paralelas: Dia do Patrimônio Cultural (Feira de Cordel, Oficina de Cordel, Sarau poético, Lançamento de Cordéis, Aniversário da Casa do Cordel), Pegue a Foto (Mesa com fotos 10×15 cm, gratuitas), na Biblioteca do parque, Oficina de Fotografia com Celular (15h), Ensaio Fotográfico com Modelos na Área da Torre (15h30 às 16h30), Exibição de Fotos na Área de Lanchonete (Mostra de fotos diversas em uma TV).

Sobre os Palestrantes

Mariana Rocha: Jornalista formada pela UFRN em 2011 teve no curso de Comunicação Social o despertar para a Fotografia, ao estudar Fotojornalismo. Apaixonou-se de vez pela arte de fotografar ao manipular uma câmera analógica, durante estudos e expedições pela natureza e em viagens. Ao longo dos anos, construiu carreira no telejornalismo local (na reportagem e apresentação) em emissoras como a TV Tropical (Record), InterTV Cabugi (Globo) e Band, e, ao mesmo tempo, estudava fotografia, tendo começado a fotografar profissionalmente, fazendo eventos e ensaios, em meados de 2014.
Ivanês Lopes: Fotógrafo e Terapeuta Holístico, Lopes é conhecido por seu trabalho com Bioeletrografia. Sua palestra abordará as aplicações desta técnica na saúde humana e animal, bem como na agronomia. A Bioeletrografia é a fotografia do campo energético humano e tem por finalidade diagnosticar diversas patologias humana e animal. Pode ser também usada na Agronomia com a finalidade de selecionar as melhores sementes para a plantação agrícola. A câmera Fotográfica exclusiva para esse estilo de fotografia foi fabricada e patenteada pela primeira no Brasil pelo Padre Jesuíta gaúcho, Landell de Moura e posteriormente também pelo Físico brasileiro Newton Milhomens. E usado filme fotográfico 35 mm para fotografar.

Alexandre Santos: Fotógrafo e artista visual, Alexandre Santos possui um extenso currículo na área de comunicação social e artes visuais. Autor dos livros “Expressões de Fé” e “Rio Grande do Norte: Estado de Poesia”, ele explora a interseção entre fotografia e poesia, oferecendo uma perspectiva única sobre a poética do cotidiano potiguar. Poesia e fotografia são formas de arte distintas, mas muito próximas. Apesar das suas diferenças, várias fotografias são frequentemente descritas como poéticas, e vários poemas se ancoram na transmissão de uma ou mais imagens. Nesta perspectiva, o fotógrafo e artista visual Alexandre Santos nos oferece a palestra Fotografia & Poesia, tendo como referencia o seu último livro publicado: Rio Grande do Norte: Estado de Poesia onde revela a poética do cotidiano potiguar através de fotografias e poesias .

Serviço:
Evento com entrada gratuíta

Mercado da Foto – horário comercial – ENTRESEBOS de Antônio Câmara – Local: Mercado de Petrópolis
Parque da Cidade – Dia 17 (sábado), às 9h Abertura do Dia Mundial da Fotografia – Foto Clube de Natal – Palestras, Feira de Fotografia, Oficinas e ensaios fotográficos.
Local: Parque da Cidade – Período da mostra fotográfica do Dia Mundial da Fotografia: até 16 de setembro – Entrada Gratuita no horário das 7h as 17h.
Promoção: Coletivo daFoto! – Foto Clube de Natal – ZOON

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *