Marca Maxmeio

Postado às 09h05 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Carmem Félix/Governo RN.

Evento faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, que já passou por outros quatro municípios do RN este ano

Movimentar e fomentar o mercado agropecuário do Rio Grande do Norte. Foi com este objetivo que a governadora Fátima Bezerra abriu oficialmente, nesta sexta-feira (26), a 50ª Exposição Agropecuária do Seridó, no Parque Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó. O evento, que ocorre até o próximo domingo (28) é realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura e da Pesca (Sape), em parceria com a Prefeitura de Caicó e a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC).

“As exposições são importantes para fomentar, cada vez mais, a agropecuária potiguar, um setor de grande potencial, especialmente aqui em Caicó”, disse a governadora, lembrando que além do torneio leiteiro, a feira também é um momento de capacitação, de promover o artesanato e os produtos da agricultura familiar. Ela destacou também o protagonismo das queijeiras artesanais. “Estamos na região onde se produz o melhor queijo do país. Graças a Deus, através do Governo Cidadão, fizemos um investimento robusto, fortalecendo as bacias leiteiras e, agora, estamos colhendo os frutos desse trabalho.”

A 50° Exposição Agropecuária do Seridó dá continuidade ao calendário do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias. Até o momento, o Circuito esteve nos municípios de Currais Novos, Parnamirim (Festa do Cavalo), São Paulo do Potengi e Lagoa Nova. A Sape montou uma estrutura de estandes que serve de apoio para Emparn, Idiarn, Emater, Idema, Igarn e Faern que também integram a Feira.

O prefeito de Caicó, Judas Tadeu Alves dos Santos, o Dr. Tadeu, elogiou a atuação do Governo do Estado no setor da agropecuária e lembrou do importante investimento que o Executivo Estadual fez para estruturar a lei que permitiu as queijeiras artesanais comercializarem seus produtos. “O Seridó é conhecido pela cultura da agropecuária. A maior bacia leiteira do Estado pertence a Caicó, que é a principal cidade da região do Seridó. E a gente sabe da importância desse setor porque a maior parte dos alimentos que chegam a nossa mesa, vem da zona rural”.

“O governo abriu as porteiras do agronegócio, da agricultura famíliar e a gente vê hoje no nosso trabalho. Fazemos hoje o maior circuito de exposições agropecuárias do país”, reforçou o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Marcelo Júnior.

Em 2021, o Programa Leite Potiguar, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) distribuiu 13,4 milhões de litros para famílias carentes. No ano passado foi realizado procedimento (chamada pública) para aquisição de 18 milhões.

Com uma vasta programação com torneio leiteiro, julgamento de raças, exposição de animais, apresentações culturais e shows musicais. A expectativa dos organizadores é expor cerca de 3 mil animais (entre bovinos, caprinos e ovinos) e movimentar algo em torno de R$ 5,5 milhões. Nesta edição, o Governo Estadual investiu RS 150 mil.

Durante todos os dias da 50ª Exposição Agropecuária do Seridó, o Governo do Estado por meio da Sape terá uma estrutura de estande para mostrar ações e serviços de órgãos e Secretarias estaduais.

PLANO PLURIANUAL
Fátima Bezerra também destacou a importância do Plano Plurianual Participativo, um instrumento de Planejamento do Poder Executivo, lançado na quinta-feira (25), em um evento que reuniu mais de 2 mil pessoas na Escola de Governo do RN, em Natal. “Durante todo o mês de junho, ocorrerão as plenárias presenciais, as plenárias setoriais, para enviarmos à Assembleia Legislativa um PPA que foi fruto do debate e da discussão com a sociedade”.

Com vigência de quatro anos, o PPA tem a função de estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *