Redação/Blog Elias Jornalista
Órgão é formado por representantes do Poder Executivo, trabalhadores da Educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.
A governadora Fátima Bezerra empossou, nesta quinta-feira (15), os sete membros titulares e os seis suplentes do Conselho Estadual de alimentação Escolar (CAE). De cunho deliberativo, o Conselho é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
O principal objetivo do CAE é zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os valores complementam o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Durante a cerimônia de posse, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância que o trabalho do Conselho tem ao lidar com uma política pública fundamental como a segurança alimentar. “Sabemos que no Brasil há assimetrias, desigualdades sociais que cresceram, se acentuaram, principalmente neste tempo de pandemia”, afirmou.
“O Programa da Alimentação Escolar é um dos maiores do mundo. Daí a importância do Conselho em ficar bem atento, não somente em fiscalizar, mas sob seu papel pedagógico também”, reforçou a governadora.
A gestão empossada permanecerá titular do órgão durante o quinquênio 2021-2025 e é formada por representantes do Poder Executivo, trabalhadores da educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.
A secretária de Estado adjunta da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), Márcia Gurgel, atestou que o Rio Grande do Norte assumiu, no último ano, um papel de destaque nacional, pela ação grandiosa que vem sendo a distribuição, pelo Governo Estadual, dos 890 mil kits de alimentação (mais de 6 milhões de toneladas de alimento), para as escolas. “É uma onda de mobilização e de avanços. E isso tem uma repercussão extremamente positiva para as famílias dos estudantes. A alimentação é um direito na escola.”
A subcoordenadora de Assistência ao Educando da Seec, Josélia Maria da Silva, destacou que a atuação do CAE garante os recursos financeiros para as ações do Programa. “Se o Conselho não existir, o repasse da educação alimentar não vem”, disse. Ela também citou que o montante recebido beneficia diretamente 220 mil alunos.
Foram empossados os representantes:
Do Poder Executivo
• Francisco Alves Fernandes Filho – Titular
• Adairton Medeiros Barbosa – Suplente
Da Sociedade Civil
• Ana Aline Morais – Titular
• Silmara Rodrigues Da Costa – Suplente
• Maria Cícera Franco De Oliveira – Titular
• Alex De Pontes Silva – Suplente
Dos Trabalhadores em Educação
• Erlon Valério Silva De Araújo – Titular
• Vera Lucia Alves Messias – Suplente
• Edna De Fatima Ferreira – Titular
• Gustavo Henrique Araújo De França – Suplente
Dos Pais de Alunos
• Rosana Kelly Nogueira De Medeiros – Titular
• Linorrany Pereira Cabral De Queiroz – Suplente
• Ana Lucia Flor Silva – Titular
Também acompanharam a solenidade: a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; a nutricionista, responsável técnica pelo Programa de Alimentação Escolar no Rio Grande do Norte, Whatsana Oliveira; a diretora regional da Alimentação Escolar, Wanda Luzia; a coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Seec, Glauciane Pinheiro Andrade; o diretor da Escola Estadual Padre Monte, Carlos Rolum, e a gestora da Escola Estadual Regézico Rêgo, Telvina Araújo.
Deixe um comentário