Marca Maxmeio

Postado às 19h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

Governadora Fátima Bezerra participa da procissão de encerramento da Festa de São Jose (3) – Foto: Carmem Felix

Com chuvas intensas e sob as bênçãos de São José, a governadora Fátima Bezerra participou, na tarde desta terça-feira (19), em Angicos, da tradicional procissão em homenagem ao padroeiro da cidade potiguar. O evento marcou o encerramento das festividades dedicadas a São José, uma celebração religiosa que ocorre há 212 anos. O dia também foi marcado pela inauguração do Complexo Hidrossocial de Oiticica, em Jucurutu.

Segundo a crença popular, se chover no dia de São José, é um sinal de boas colheitas para a agricultura e a pecuária locais. E, desta vez, as preces foram atendidas: a chuva chegou, fazendo a alegria da população.

Munidos de guarda-chuvas, os fiéis se aglomeraram pelas ruas da cidade, enquanto acompanhavam a procissão com a imagem do santo. Com a chuva intensa que banhou Angicos no início da noite, o vendedor José Fidélix comentou: “É coisa de Deus mesmo. O tempo estava limpo, limpo, e, de repente, caiu a chuva”.

Ao lado do prefeito da cidade, Miguel Pinheiro, a governadora falou da alegria de um São José repleto de chuva. “São chuvas de bênçãos. É um dia muito alegre para todo o Rio Grande do Norte. O dia de São José foi celebrado com muita chuva e com a inauguração do Complexo Hidrossocial de Oiticica. É dia de celebração”, disse a governadora.

A governadora citou a inauguração da obra feita pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, que entregou o segundo maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte. Com capacidade para armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água, a Barragem de Oiticica integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco. Ela abastecerá diretamente 43 municípios, beneficiando 330 mil pessoas; permitindo a produção de culturas irrigadas, perenizando o curso do Rio Piranhas-Açu e servindo como escudo para o controle de enchentes na região.