Marca Maxmeio

Postado às 09h05 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Raiane Miranda/Governo RN.

Cerimônia religiosa aconteceu neste sábado (13), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, igreja matriz de Parnamirim

Numa demonstração da valorização das tradições religiosas como parte do patrimônio cultural de Parnamirim, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou da missa em comemoração ao dia da padroeira do município, Nossa Senhora de Fátima. A cerimônia religiosa aconteceu neste sábado (13), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, igreja matriz da cidade, e foi celebrada por Dom Jaime Vieira Rocha.

“As tradições religiosas são parte essencial do nosso patrimônio cultural, e reconhecer sua importância é valorizar a diversidade e a riqueza de expressões que compõem a identidade de uma região. A participação nessas celebrações é uma forma de fortalecer os laços comunitários e cultivar os valores de fraternidade, solidariedade e respeito ao próximo”, afirmou a governadora.

O evento religioso faz parte das festividades à Nossa Senhora de Fátima, que neste ano completa 71 anos de celebrações na cidade. A programação teve início no dia 1º de maio e culminou neste sábado, dia dedicado à santa. Durante essas duas semanas, os fiéis participaram de diversos eventos e atividades religiosas.

O tema das comemorações deste ano é “Vida e Fraternidade”, com o lema “Maria Ajuda-nos a Promover a Solidariedade”. Através desse tema, busca-se refletir sobre a importância da vida e da solidariedade na sociedade atual.

“Nossa Senhora de Fátima é uma figura venerada por milhões de pessoas em todo o mundo, e seu exemplo de amor, bondade e intercessão nos inspira a buscar uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou a chefe do executivo estadual.

Em sua tradicional mensagem, a governadora disse que amanheceu o dia lembrando da sua mãe, Luzia Mercês do Amaral, parteira, pelas mãos de quem nasceram muitas crianças, especialmente das mães mais vulneráveis social e economicamente. “Então, com a benção de Nossa Senhora de Fátima, minha madrinha, que nós tenhamos amanhã um dia das mães com muito amor, saúde e paz no coração. Que nossa senhora de Fátima continue nos iluminando. Viva Nossa Senhora Fátima, viva o povo de Deus”.

Além da Missa, a programação do dia também inclui uma feijoada e a tradicional Procissão às 17h30. Esses eventos são aguardados ansiosamente pelos moradores e atraem centenas de fiéis durante as duas semanas de festividades, o que contribui para impulsionar a economia local.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

A paróquia foi instituída em 1º de abril de 1952, em uma ocasião especial, quando se celebravam os 50 anos da aparição de Fátima. Desde então, a festa tornou-se uma tradição enraizada na comunidade local.

No ano passado, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima recebeu uma homenagem especial da Câmara Municipal de Parnamirim.

Durante a pandemia da Covid-19, as festividades sofreram adaptações para garantir a segurança dos fiéis. As novenas e a programação dos finais de semana passaram a ser transmitidas pelas redes sociais da paróquia, permitindo que os devotos acompanhassem as celebrações de suas casas. Com o arrefecimento da pandemia, a paróquia voltou a receber fiéis, inclusive de outras regiões do país e até de outros países, ressaltando a devoção universal a Nossa Senhora de Fátima.

A programação da festa incluiu a recitação dos terços, missas diárias, carreata e novenas. Esses momentos de oração e reflexão reuniram a comunidade em torno da fé e da devoção à padroeira.

Além das celebrações tradicionais, está prevista para o dia 28 de maio a peregrinação de Nossa Senhora de Fátima pelas paróquias de Parnamirim. Esse momento permitirá que a imagem da santa percorra diferentes igrejas, fortalecendo ainda mais os laços de devoção e fé entre a comunidade religiosa.

As festividades de Nossa Senhora de Fátima em Parnamirim representam não apenas uma celebração religiosa, mas também um marco histórico e cultural na região. A devoção à padroeira une os fiéis em torno da fé, reforçando a importância da religiosidade e do respeito às tradições.

Além da governadora, participaram da cerimônia religiosa a secretária estadual Iris Oliveira (Sethas), o prefeito de São Gonçalo de Amarante, Eraldo Paiva, a vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires, e o vereador do município de Parnamirim, Ítalo Siqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *