Marca Maxmeio

Postado às 09h05 CidadeDestaque Nenhum comentário

Governadora participa da formatura de professores da rede estadual. (Foto: Elisa Elsie).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A governadora Fátima Bezerra participou da cerimônia de formatura de professores da rede estadual em Pedagogia, graduados pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, nesta terça-feira (30), na Escola de Governo. Os professores são oriundos de diversas cidades do RN, servidores do Estado e concluíram a qualificação no Instituto.

Instituição reconhecida como referência na área de formação de educadores, o Instituto Kennedy, tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento social e cultural ao longo de sua história. Possui uma escola de ensino infantil com alto indicador do IDEB, por isso se destaca também no ensino, transformando a vida de milhares de jovens pela educação.

Em seu discurso a governadora Fátima Bezerra parabenizou os novos pedagogos e falou do trabalho realizado junto ao Fórum de Governadores, pela reestruturação do FUNDEB, para garantir o financiamento da educação pública e de qualidade. “Com a criação do Fundeb foi possível criar programas como o “Caminhos da Escola”, foi possível garantir acesso à educação da primeira infância com as creches, e para mim, a mais simbólica de todas que foi a Lei do Piso Nacional para os professores. Queremos sair de 10% para 40%, para garantir o cumprimento das diretrizes do Plano Nacional de Educação e avançar quanto à capacitação e valorização dos professores do nosso país”, enfatizou.

O secretário de Educação, Getúlio Marques, paraninfo da turma, destacou o importante papel dos novos pedagogos do Governo do Estado, no exercício de suas funções e o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade da educação em todo o Estado do Rio Grande do Norte. “Diante de tantos desafios que estão postos, cabe refletir ainda mais o papel do professor, para que nossos alunos sejam capacitados, não apenas para exercer uma profissão, mas para serem cidadãos”, disse Marques.

O Governo da professora Fátima prioriza ações voltadas à educação e busca garantir recursos para manutenção, aperfeiçoamento e ampliação da rede estadual de ensino. Por meio de revisão de contratos, o governo economizou R$ 2,5 milhões, na Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Realizou parcerias com Prefeituras para garantir o transporte escolar em 159 cidades do RN. Além da garantia de R$ 13 milhões em recursos para reformas e aquisição de equipamentos.

Em março deste ano, a governadora esteve no Instituto Kennedy e lançou o Programa Estadual de Erradicação do Analfabetismo, que busca alfabetizar 2.500 agricultores em 80 comunidades de 29 cidades. O projeto estará pronto em julho e deve ser executado no ainda segundo semestre deste ano.

NOVO FUNDEB

No último dia 23, no IV Fórum dos Governadores em Brasília, a proposta já referendada pelo grupo, a qual ela se refere como “o novo Fundeb”, que se diferencia do atual por ser uma política permanente – sem prazo de vigência – e com maior participação da União no financiamento do fundo. A proposta do “Novo Fundeb” apresentada foi elaborada com amplo diálogo com as entidades do campo educacional, entre elas Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *