Governadora participa de homenagem a heróis do remo.
Mostra no Museu da Rampa e regata no Rio Potengi relembram feito náutico protagonizado por remadores do RN
A governadora Fátima Bezerra disse neste sábado (27), ao participar das homenagens aos 70 anos da histórica travessia Natal/Rio de Janeiro, no Complexo Cultural Museu da Rampa, que o esporte e a cultura contarão sempre apoio do Governo do RN.
Acompanhada da secretária extraordinária de Cultura, Mary Land Brito; do diretor-geral da Fundação José Augusto, Gilson Matias, e do presidente da Federação Norte-Riograndense de Remo, Fernando Madruga, a governadora visitou a Mostra onde está em exposição a Iole Rio Grande do Norte II, utilizada pelos remadores na jornada de 100 dias.
“Fiquei emocionada ao chegar aqui e ver o Complexo Cultural Museu da Rampa, que entregamos ao Rio Grande do Norte, cuidado da história, da memória, abrigando eventos tão simbólicos como este, em homenagem aos nossos heróis do remo”, afirmou a governadora, ao reafirmar compromisso do atual governo de apoio ao esporte náutico. “Vamos continuar incentivando o esporte, fomentando a cultura.”
A Mostra é promovida pela Fundação José Augusto e Subsecretaria do Esporte do RN. A FJA cedeu o espaço, a Rampa. E a Subsecretaria de Esporte e Lazer investiu em estrutura, logística da competição, camisetas e premiação. Segundo o subsecretário do Esporte e do Lazer, Cézar Nunes, a Subsecretaria está estudando a instalação de um ponto fixo para acomodar a Iole (embarcação esportiva a remo) usada na travessia. “O local ainda está em estudo, mas é importante que a embarcação tenha um local fixo”, disse Nunes.
A governadora Fátima Bezerra conversou com jovens remadores e participou da entrega de medalhas aos vencedores da Regata Heróis do Remo, em homenagem aos tripulantes da travessia Natal-Rio de Janeiro, considerada o maior feito náutico do mundo pela BBC de Londres: Ricardo da Cruz (63 anos), patrão; Antônio de Souza Duarte (49), voga; Clodoaldo Bakker (59), sota-voga; Francisco de Paula Madureira (44), sota-proa; e Oscar Simões Filho (39), proa. Eles saíram da rampa do Sport Club Natal, às margens do Rio Potengi, e chegaram na Baía da Guanabara em 21 de maio de 1953, recebidos pelo então vice-presidente da República João Café Filho.
Deixe um comentário