A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta segunda-feira (08), da cerimônia de inauguração do Instituto Metrópole Digital (IMD) no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também participaram do evento os Ministros da Educação, Henrique Paim; da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz; e da Previdência Social, Garibaldi Alves.
O Instituto foi criado com o objetivo de fomentar a estruturação de um pólo de Tecnologia da Informação, e abriga departamentos na área de Pesquisa, Inovação e Incubação de Empresas. O Ministro da Educação, Henrique Paim, garantiu que este é um projeto de sucesso, e que é possível realizar uma expansão nas Universidades Federais do Brasil com qualidade. “Esse instituto vai ser uma referência para as outras instituições de educação do país por mostrar que nós podemos aliar pesquisa e processo produtivo” garantiu.
Com recursos advindos do Ministério da Ciência e Tecnologia, foram construídos o Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT) e o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI), que custaram um total de R$ 19.432.756,18. Sobre os investimentos, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina garantiu que os brasileiros ainda verão muitos resultados do que está sendo feito agora nos próximos anos. “A educação, junto com a ciência e a tecnologia é a combinação perfeita para o desenvolvimento econômico do país”, afirmou.
O Diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, lembrou que a missão do Instituto é tornar o Rio Grande do Norte uma referência em Tecnologia da Informação. E um dos principais projetos que devem tornar essa missão possível é a Rede Giga Metrópole, que busca interligar 650 escolas da Rede Pública da Grande Natal com banda larga, através de uma rede de 450 km de fibra ótica. Ivonildo agradeceu a parceria do Governo do Estado na execução do projeto, e garantiu que esse é um “salto sem precedentes para as escolas da Grande Natal”.
A Governadora Rosalba Ciarlini declarou seu apoio ao Giga Metrópole, e lançou um desafio aos Ministros presentes “Seria maravilhoso se pudéssemos ter o Metrópole RN, para beneficiar não só as escolas de Natal, mas também de todo o interior do estado”, enfatizou.
Instituto Metrópole Digital
O IMD integra ações de inclusão social e digital de jovens do ensino básico, oferecendo graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação em Tecnologia da Informação.
O Instituto possui duas unidades dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: o Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT), que possui uma área construída de 8.033,73 m², e o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI), com uma área de 1.603,78 m².
Ao todo, são 1.506 alunos dos cursos técnicos, 350 alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação, 31 da pós-graduação (Residência e Mestrado Profissional em Engenharia de Software), 10 empresas incubadas e 10 pré-incubadas, além de laboratórios de pesquisa.
Deixe um comentário