Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
Governadora Fátima Bezerra e equipe da gestão estadual reforçaram a necessidade de ação integrada no Pacto Pela Vida
O Governo do Estado segue com os encontros de alinhamento das ações com os municípios no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, dentro da política do Pacto Pela Vida. Na tarde desta quarta-feira (09), a governadora Fátima Bezerra teve um encontro virtual com gestores das 4ª e 5ª regionais de Saúde Pública, que compreendem os munícipios do Seridó e do Alto Oeste. A chefe do Executivo expôs o resultado da reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a respeito do plano de imunização da Covid-19 e reforçou a necessidade do trabalho integrado para impedir a sobrecarga do sistema de saúde do Rio Grande do Norte.
“A estratégia que nós adotamos de buscar fortalecer o SUS, ampliando a quantidade de leitos nos hospitais, como foi feito no Hospital Regional de Pau dos Ferros, por exemplo, nos deixa mais preparados para o enfrentamento à pandemia no atual estágio. Mas, é imperativo que os entes federados trabalhem de forma conjunta, que se tenha uma unidade para diminuir o contágio”, disse a governadora.
A secretária-adjunta de Saúde Pública, Maura Sobreira, também apresentou aos gestores dados que mostram a ascensão no número de casos da Covid-19 a partir de novembro, e que já vem repercutindo na ocupação de leitos.
Como fez nos encontros anteriores com prefeitos da Região Metropolitana e outras áreas, o Governo do Estado pactuou com os municípios a necessidade de atualização dos planos de contingência no âmbito municipal e de decretos normativos, além da retomada de ações de barreira sanitária entre as cidades, e atenção especial às atividades de fim de ano no intuito de evitar aglomerações.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, também ressaltou “a importância do trabalho integrado entre os municípios e o Governo do Estado”, por meio do Pacto Pela Vida.
Durante as reuniões, ainda foi reforçada a realização, a partir de janeiro, da pesquisa intitulada “Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Norte: inquérito sorológico de base populacional”, que vai mapear casos por meio de testes rápidos nos municípios sede das regiões de saúde do estado: Natal, João Câmara, Açu, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Santa Cruz e São José do Mipibu.
Nesta semana, diante do aumento de contaminações pelo novo coronavírus, o Governo do Estado vem promovendo reuniões com prefeitos e representantes de segmentos da sociedade para retomar o Pacto Pela Vida, além de ter anunciado a reabertura de 89 leitos de UTI e clínicos para atendimento exclusivo de casos da Covid-19 em todas as regiões do RN.
Fotos: Assecom-RN.
Deixe um comentário