Redação/Blog Elias Jornalista
Assumem a presidência e vice-presidência, respectivamente, Leila Tinoco da Cunha Lima e Magna Letícia
Tomaram posse, nesta sexta-feira (12), a nova diretoria e o conselho fiscal da Associação de Procuradores do RN (Aspern) para o biênio 2021-2022. O vice-governador, Antenor Roberto, também procurador do estado, saudou os colegas destacando a maioria de mulheres na nova gestão.
Assumiu a presidência da associação, Leila Tinoco da Cunha Lima Almeida; a vice-presidência, Magna Letícia; a diretora-secretária, Fabiana Fernandes; como diretora-financeira, Vaneska Galvão; diretora social e cultural, Idaísa Mota; e o diretor dos inativos e pensionistas, Raimundo Bevenudo da Silva, além dos procuradores suplentes. O Conselho Fiscal é agora composto por Juliana de Morais Guerra, Marcos Pinto da Silva e José Adalberto Targino.
“Eu fico pensando nesta diretoria representada predominantemente por mulheres. Temos mulheres protagonistas e nas carreiras jurídicas, podemos dizer, já alcançaram um patamar muito importante. Mas isso, não se reflete em outras esferas do mercado de trabalho, nas quais as mulheres ainda são excluídas e sub-remuneradas e na política há também uma sub-representação. Leila, você assume com muita responsabilidade nessa conjuntura”, apontou o vice-governador.
“Você pode não ter planejado isso, mas você chega em um momento único, na qual vivemos uma tragédia que espanta o mundo”, acrescentou Antenor Roberto, referindo-se à pandemia da Covid-19 e lamentando ter que falar de algo tão grave numa ocasião que deveria ser apenas festiva.
“Que vocês tenham a coragem de colocar a nossa associação ao lado das demais organizações de classe para fazermos uma grande movimentação em defesa da vida, ajudando a criar essa consciência de que o isolamento social é imperioso para que consigamos diminuir a curva de contaminação”, desejou.
O vice-governador destacou ainda a importância do papel desempenhado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE/RN), por meio dos procuradores e procuradoras e do protagonismo que vêm sendo exercido na gestão da governadora Fátima Bezerra.
Leila Almeida retorna ao posto depois de 15 anos. Ela foi presidente da Aspern em 2006. “Quinze diretorias antecederam a nossa, na busca não apenas dos melhores caminhos a serem seguidos pela nossa classe, bem como a melhor forma de desempenhar nossa nobre função de defender os interesses do Rio Grande do Norte, na condição de advogados que somos”, declarou durante a posse.
A magistrada acredita que a busca por soluções que contemplem a maioria dos interesses da categoria tenha se refletido na chapa única, tendo chegado a um consenso que é cada vez mais raro no momento atual e citou que pretende buscar realização de concurso para ingresso de novos procuradores e valorização com promoções.
O antecessor, no cargo da Aspern por três mandatos, Nivaldo Brum Vilar Saldanha, também proferiu boas-vindas à cadeira da Presidência à nova dirigente, bem como o presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, pai de Leila Medeiros e homenageado por ela.
Também marcaram presença o procurador-geral do estado, Luiz Antônio Marinho; o procurador-geral adjunto, José Duarte Santana; o ex-procurador-geral Wilke Rebouças; o juiz federal Marco Bruno; procuradores do Estado e o diretor jurídico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Guilherme Udre.
Deixe um comentário