Marca Maxmeio

Postado às 08h08 CidadePlantão Nenhum comentário

Presidente Pablo Lins recebeu o Prêmio Selo Mérito 2019 em Foz do Iguaçu.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN (Cehab), recebeu o Prêmio Selo Mérito 2019 nesta sexta-feira (23) em Foz do Iguaçu. O projeto de Trabalho Técnico Social desenvolvido no conjunto Praia Mar, localizado na zona Oeste de Natal, foi agraciado dentre 25 inscritos de todo o País, sendo o único do Nordeste na categoria voltada para a produção e/ou gestão de Habitação de Interesse Social (HIS).

Promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), o prêmio promove, estimula e divulga projetos relevantes dos estados e municípios, no âmbito da HIS. Foi entregue ao diretor-presidente da Cehab, Pablo Thiago Lins, durante o 66º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social.

O projeto premiado foi desenvolvido no complexo Praia Mar, situado entre bairros considerados socialmente vulneráveis, e teve ação iniciada em 2008 quando as famílias foram cadastradas para um projeto de erradicação de favela. A ideia da então chamada “Comunidade Mor Gouveia” era abrigar os moradores da extinta “Favela do Fio”, uma das principais da capital. As casas do conjunto passaram por sucessivas invasões ao longo dos anos. O departamento de Serviço Social da Companhia iniciou um trabalho específico para a transição e retirada humanizada dos ocupantes, o que ocorreu em abril passado.

Feito isso e após a instalação dos últimos proprietários legais, a Cehab promove a conclusão das obras de infraestrutura do Praia Mar, com a entrega de diversos espaços multiuso para a comunidade e ainda a regularização fundiária da área, com a entregas de títulos de propriedade aos reais donos das casas.

Compreendendo ainda que os espaços são as pessoas, a Companhia foi além. Numa vertente de olhar global estimulado pela governadora Fátima Bezerra, desenvolveu um projeto técnico-social em benefício da comunidade e suas 202 famílias, com ações sociais e de qualificação profissional. O objetivo é oportunizar a quem já possui um lar a chance de ser inserido de forma completa na sociedade, através de capacitação, emprego e renda dos beneficiários, numa ação intersetorial dentro do próprio Governo. São cinco cursos oferecidos, dentre eles marketing pessoal, manicure e pedicuro, operador de caixa e ainda uma oficina de como elaborar currículo.

“Ficamos felizes com a premiação. O nosso setor social se empenhou muito nesse projeto pioneiro no país e que será modelo. Com isso mostramos que estamos cumprindo com o nosso dever, que é garantir às pessoas o direito à moradia e também a dignidade, que engloba outros fatores”, explicou o diretor da Cehab, Pablo Thiago Lins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *