Marca Maxmeio

Postado às 18h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Carmen Félix.

A governadora do RN Fátima Bezerra assinou decreto que institui o Observatório de Indicadores do Estado – ObservaRN. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Planejamento que vai reunir indicadores sociais, econômicos e gerenciais, fortalecendo, assim, a formulação das estratégias governamentais com base em evidências.

O observatório beneficiará diversos atores da sociedade como agentes públicos, cidadãos, órgãos de fiscalização e controle, instituições da sociedade civil organizada, imprensa, as instituições de pesquisa, dentre outros.

Os dados disponibilizados pelo ObservaRN serão base para desenvolvimento de estudos, produção de diagnósticos situacionais e avaliações de políticas públicas. Também possibilitarão a adoção de estratégias para melhorar a prestação de serviços públicos nas áreas da saúde, segurança e educação, a promoção da cultura, a melhoria na mobilidade urbana, a preservação do meio ambiente, a mitigação de ameaças climáticas e o fortalecimento da agricultura de forma sustentável.

“O Observa RN significa planejamento, por reunir dados e informações com transparência, ética e zelo nas funções públicas. Vai contribuir para implementar as políticas públicas com mais eficiência e para a promoção dos direitos e bem estar à população.  É como um livro aberto a toda a sociedade para consultas”, afirmou Fátima Bezerra no ato de lançamento nesta segunda-feira (25) no auditório da Governadoria em Natal.

Fátima Bezerra destacou ainda que o portal se conecta com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas que define 17 objetivos a serem alcançados em promoção da paz, da justiça social e de políticas eficazes no atendimento às demandas por melhor qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Parcerias

Criado em parceria com universidades, instituições públicas e privadas, “o ObservaRN é uma construção coletiva, com participação dos vários órgãos do estado, podendo contar com instituições externas ao governo estadual, como as universidades, federações, IBGE e Dieese, que trabalham com dados referentes ao RN e permite avaliações estatísticas e uma nova ferramenta para subsidiar novos projetos, investimentos e ações públicas e do setor privado”, explicou a secretaria de Estado do Planejamento, Virgínia Ferreira.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, declarou que a iniciativa compreende a importância do planejamento estratégico. Na UFRN se planeja para dez anos e para os quatro anos de cada gestão fundamentados em indicadores. Apoiamos a iniciativa do ObservaRN através das práticas e conhecimentos que aplicamos e isto agora está disponível ao Governo do RN”, explicou.

Para o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos e Socioeconômicos – Dieese-RN, José Ediram Teixeira, “a iniciativa é de grande importância por que vai disponibilizar informações constantes e atualizadas para a tomada segura de decisões”. O observatório está aberto para formalização de parcerias com instituições públicas e privadas.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, declarou que a iniciativa “compreende a importância do planejamento estratégico. Na UFRN se planeja para dez anos e para os quatro anos de cada gestão fundamentados em indicadores. Apoiamos a iniciativa do ObservaRN através das práticas e conhecimentos que aplicamos e isto agora está disponível ao Governo do RN”.

Para o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos e Socioeconômicos – Dieese-RN, José Ediram Teixeira, “a iniciativa é de grande importância por que vai disponibilizar informações constantes e atualizadas para a tomada segura de decisões”.

Para acesso ao Observatório: https://observa.rn.gov.br/

No ato de lançamento do ObservaRN, compareceram os secretários de Estado  Virgínia Ferreira (Seplan),  Francisco Araújo (Sesed), Helton Edy (Sape), Olga Aguiar (Semjidh),  Lyane Ramalho (Sesap), Mary Land Brito (SEC), Guilherme Saldanha (Sape), Alexandre Lima (Sedraf), Daniel Cabral (Comunicação), adjuntos  Gaspar Pereira (SIN), Cícero Araújo (Sedraf), Ivanilson Maia (GAC), Auricélio Costa (Semarh),  Adriano Oliveira (Sethas),Luciana Daltro (Control), Ana Cláudia Saraiva, diretor-presidente do Idema, Werner Farkar, do Igarn, Paulo Sidnei, da Emater, César Oliveira, da Cehab, Pablo Cruz, da Fapern Gilton Sampaio, da Fundação José Augusto, Gilson Matias, delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, repreentantes da PGE, Fundase, Emparn, Emprotur  Ufersa, Uern, UniRN, IBGE, FIERN, Fecomercio, deputados estaduais Francisco Medeiros e Hermano Morais, servidores e técnicos dos vários órgão da administração estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *