Guarda garante segurança na Saúde com mais de 22 mil patrulhamentos registrados em 2020.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), divulgou por meio da coordenação da Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN), dados estatísticos apontando as ações de segurança preventiva realizadas durante o ano de 2020, nas 98 unidades de saúde municipais distribuídas nos cinco distritos sanitários da capital. Foram realizadas 22.818 patrulhamentos registrados no Cartão Programa, que monitora a presença das viaturas do RondaS nos postos, hospitais, UPAs e demais unidades de saúde do município.

Os patrulhamentos ficaram divididos entre o Distrito Norte 2 (5.669), Distrito Leste (5.492), Distrito Oeste (4.266), Distrito Sul (3.841) e Distrito Norte 1 (3.550). Durante o ano de 2020, foram atendidas pelos guardas municipais 810 ocorrências, realizadas 28 prisões em flagrante delito, recuperados 13 veículos com queixa de roubo, 20 conduções de suspeitos à delegacia, apreensão de três armas de fogo e captura de um foragido do sistema prisional do Rio Grande do Norte.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, ressaltou a importância do RondaS para a segurança das unidades de saúde e da população como um todo. “Os números mostram um trabalho de segurança preventiva continuado, forte e com resultados positivos para a segurança não somente das unidades de saúde do município, mas principalmente para cidade e paras os cidadãos que contam com apoio efetivo da Guarda no seu dia a dia”, comentou a secretária.

O relatório afirma que as medidas preventivas inseridas pela Prefeitura por meio do RondaS da GMN contribuem efetivamente para a redução de arrombamentos, roubos, furtos e outros crimes de maior gravidade. A operacionalização do serviço do RondaS/GMN segue um roteiro de patrulhamento previamente registrado por meio de um Cartão Programa, que orienta os guardas municipais a visitarem diariamente todas as unidades de saúde, efetivando patrulhamento e captando as assinaturas dos diretores ou responsáveis pela gestão dos postos de atendimento médico de Natal. Esses gestores também dispõem do contato direto das viaturas que patrulham a sua área de localização, podendo o mesmo acionar a qualquer hora os guardas municipais.

A equipe técnica do RondaS também deu início a um ciclo de capacitação, promovendo palestras de Postura, Procedimentos e Medidas de Segurança direcionadas aos funcionários e agentes patrimoniais do município que atuam diretamente nas unidades básicas de saúde (UBSs). A iniciativa aprimorou a segurança nesses locais, integrando ações, fortalecendo atitudes e conceitos de prevenção.

Os guardas municipais patrulham utilizando um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde faz parte a GMN, as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social.