Marca Maxmeio

Postado às 06h11 CidadeDestaque Nenhum comentário

Hemonorte tem baixo estoque de sangue e faz campanha de doações.

O Centro de Doação de Sangue de Natal (Hemonorte) está em estado de alerta para o banco de sangue com níveis considerados críticos para profissionais que atuam no espaço. Há necessidade de sangues de todos os tipos sanguíneos e o Hemonorte busca sensibilizar os potiguares da necessidade de novos doadores. Atualmente, o estoque conta com cerca de 300 bolsas de sangue, quando a necessidade diária é de pelo menos 1.200 bolsas para o estado. Campanhas visam mudar a situação.

“Estamos com uma situação muito precária, o estoque está muito crítico para todos os tipos sanguíneos. Está faltando A+, O-, AB-, esta última que só tínhamos uma bolsa ontem, e os outros tipos já estão reduzidos. Esperamos que as pessoas nos procurem e façam sua doação. Somos responsáveis pela distribuição de sangue de todo o Estado, seja público ou privado. Numa situação mais grave de necessidade, nosso estoque atual não atenderia, por exemplo. Essa ‘medicação’ não existe por outra forma se não for pela doação. Temos esse compromisso com a vida, já que não tem outra forma de se conseguir essa medicação que salva vidas”,  comenta a assistente social do Hemonorte, Maria de Lourdes.
Neste mês de novembro, em que é comemorado a Semana Nacional do Doador de Sangue, o Hemonorte promoveu uma série de ações, com destaque para o lançamento de serviços para os doadores: um número de WhatsApp  para contato com os doadores, mais uma ferramenta  para estreitar a comunicação entre o Hemocentro e Captação e os doadores que serão informados quanto aos locais de doação, convidados  para realizar sua doação. Para tanto, os interessados deve aderir ao grupo via  QR CODE, que será disponibilizado nas redes sociais do Hemonorte e o  serviço de intérprete de libras – com dia agendado para deficientes auditivos severo fazer sua doação de sangue. Este  serviço funcionará sempre às terças-feiras em parceria com a Associação dos Surdos de Natal (ASNAT).
Requisitos básicos para doar sangue
Estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade ( quem for menor de 18 anos precisa de autorização prévia do responsável legal),
Pesar acima de 50kg;
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Vir alimentado e portar um documento oficial com foto.
Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano.
Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.
Quem pode doar?
Desde 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e ampliou a idade máxima de 67 para 69 anos.
O doador deve pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde geral.
Outras recomendações necessárias são: estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.
A frequência máxima de doações é de 4 doações anuais para o homem e de 3 doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de 61 dias para os homens e de 91 dias para as mulheres.
Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue, no país. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *