Autor da lei estadual que institui o Registro de Esclerose Lateral Amimotrófica (ELA) de base populacional no RN, o deputado Hermano Morais (PV) destacou o Dia Mundial de Conscientização sobre a doença, ontem (21). Foi durante o seu pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa.
“O objetivo da data é levar conhecimento e sensibilizar governantes, profissionais de saúde e a população sobre a existência e os cuidados com as pessoas acometidas pela doença. E também buscar apoio aos pacientes, além do incentivo às pesquisas para melhorar o tratamento”, destacou o parlamentar.
Hermano lembrou que a doença que vem crescendo e embora acometa menos de 1% da população, está sendo objeto de estudos e pesquisas. “É uma doença rara, ainda sem cura. Estamos na Semana de Conscientização e o objetivo é exatamente para sensibilizar os governantes, área da saúde e população de que existe e pode ser identificada. Apesar de não ser curada, pode ser tratada para melhorar a qualidade de vida”, disse o parlamentar.
O deputado destacou ainda o trabalho realizado na UFRN por um grupo coordenado de cientistas pelo neurolista Mário Emílio Dourado. “Um profissional muito conceituado, que vem tratando desse assunto e foi a pedido desse grupo que em 2021 elaboramos projeto que se tornou lei estadual exatamente para identificar os casos no RN, para melhor acompanhamento desse grupo, a fim de ter os cuidados adequados e até uma forma de contribuição para os trabalhos de pesquisa que vem sendo feitos por profissionais do mundo inteiro, evoluindo também para esses estudos”, disse.
Deixe um comentário