Em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais (PV) destacou a assinatura entre a Petrobras e o Governo do Rio Grande do Norte de protocolo visando o desenvolvimento de projeto-piloto para a instalação de usina de energia eólica em alto mar (offshore), buscando avaliar as reais potencialidades da modalidade no estado.
“A ideia é que a usina sirva de estudo e análise, uma vez que a expectativa é muito grande diante da já conhecida produtividade de energia em alto mar”, disse Hermano Morais.
De acordo com o parlamentar, é esperado que as instalações sejam iniciadas ainda este ano, com previsão de entrada em operação a partir de 2029. “A expectativa é que na próxima década tenhamos um investimento em nossa costa na ordem de R$ 10 bilhões, o que será certamente traduzido em muitos benefícios para o Rio Grande do Norte, que já é campeão na produção de energia eólica e segue crescendo”, observou.
Hermano Morais ressaltou ainda o potencial do Estado para o desenvolvimento de energia solar, hidrogênio verde e energia fóssil. “São energias limpas que acompanham o processo mundial de descarbonização do planeta, garantindo uma vida melhor para todos os seres vivos”, acrescentou ele.
O deputado registrou ainda visita recente ao CTGás e participação, na última segunda, de evento em comemoração aos 35 anos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), “oportunidade em que foi discutida a situação da Caatinga e seus desafios”, concluiu.
Deixe um comentário