Marca Maxmeio

Postado às 20h10 PlantãoPolítica Nenhum comentário

(Foto: Tiago Lima).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Dois números que depõem contra Natal: apenas um terço das crianças tem direito à creche e mais de 60% dos imóveis da cidade são irregulares. Essas são algumas das realidades que preocupam o candidato a prefeito pelo PSB, Hermano. Ele tem defendido, em suas andanças pela cidade e no horário eleitoral, a regularização fundiária por meio do projeto Moradia Legal e a ampliação de vagas para as crianças com o Creche para Todas.

“Mais de 60% dos imóveis de Natal não estão regularizados. Um número alto, que implica em insegurança jurídica e perda de arrecadação”, explica Hermano. Para mudar esse quadro, ele pretende implantar o maior programa de regularização fundiária que a cidade já viu.

“Vamos fazer mutirões periódicos e descentralizados, além de ofertar uma plataforma online com essa finalidade para agilizar o processo. Para o programa Moradia Legal, serão contemplados todos os cidadãos que estejam na posse de habitação e não possuem título de propriedade”, destaca ele.

De acordo com Hermano, o objetivo primordial do programa é regularizar a propriedade de famílias de baixa renda com a entrega de títulos devidamente registrados.

Outro dado que chama a atenção é que apenas 34% das crianças de Natal tem direito à creche, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento de Educação (IDE), além disso, o preenchimento das vagas acontece por sorteio. Para Hermano, educação não pode ser uma questão de sorte. Por isso, por meio do projeto Creche para Todas, ele pretende elevar esse número e conceder auxílio para quem não tiver acesso.

O projeto apresentado por Hermano é baseado na ampliação do número de vagas em creches para 50% já no próximo ano, atendendo à Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) e contemplando as diferentes zonas da cidade.

Hermano explica que as famílias não atendidas de imediato receberão auxílio-financeiro para conseguirem matricular as crianças em instituições cadastradas pela Prefeitura Municipal. “O acesso à creche é um direito das crianças e das mães trabalhadoras, além de ser uma obrigação do município”, ressaltou ele.

O Creche para Todas é um dos projetos prioritários do plano elaborado por Hermano para Natal. Ele tem participado de agenda com mães de diferentes regiões da cidade para apresentar a iniciativa com detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *