As principais causas para esta triste situação são a presença de doença mental, principalmente algum Transtorno do Humor (Depressão, Transtorno Bipolar) e o Transtorno por uso de Substâncias, além de tentativas de suicídio prévias.
Em particular, os jovens tem sido uma preocupação a mais. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.
Todos podem ajudar percebendo os principais sinais de risco e levando o paciente a um profissional de saúde: isolamento social, mudança brusca de comportamento, tristeza que não passa, traumas psíquicos na infância, doenças crônicas em fase terminal, uso de drogas, impulsividade, eventos estressores recentes, planejamento em tirar a vida, entre outras situações graves, que devem ser avaliadas principalmente pelo Médico Psiquiatra.
Os Transtornos Mentais tem tratamento médico e o suicídio é evitável! Faça como o tema do Setembro Amarelo deste ano: se precisar, peça ajuda!
Para maiores informações, você pode acessar o site da campanha: setembroamarelo.com
Deixe um comentário