Marca Maxmeio

Postado às 14h04 CidadeDestaque Nenhum comentário

(Foto: Giovanni Sergio).

Redação/Blog Elias Jornalista

Em paralelo às obras físicas, Governo Cidadão, Sesap e universidades parceiras estão definindo os serviços da unidade de Saúde

Estratégico para a saúde materno-infantil, o Hospital Regional da Mulher – Parteira Maria Correia, em Mossoró, terá a sua Carta de Serviços totalmente finalizada ainda neste ano. A definição surgiu nesta quinta-feira, 29, em reunião virtual do Grupo de Trabalho que conduz desde 2020 os processos de implantação dos serviços para que estes sejam plenamente oferecidos no segundo semestre de 2022, quando a construção estará pronta, viabilizada pelo investimento de R$ 125 milhões do Governo do RN, por meio do Governo Cidadão.

O foco do Hospital é o atendimento à gestação de alto risco, urgência obstétrica e ginecológica, cuidados neonatais, assistências cirúrgicas neonatal e ginecológica, apoio diagnóstico por imagem, laboratorial clínico e de pesquisa e banco de leite, tornando-se referência para a rede de Saúde Pública estadual.

“Retomamos a obra física do hospital e agora temos muito a definir para que a população usufrua, da melhor forma possível, desta unidade de Saúde”, disse o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.

“Queremos oferecer uma linha completa de cuidados para melhorar os indicadores de Saúde e colaborar para a formação de profissionais da área, que é um dos desafios que enfrentamos”, explicou na ocasião Maura Sobreira, secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), lembrando que a taxa de mortalidade materna no RN ainda é das maiores do Brasil, causada principalmente pela hipertensão, infecções e hemorragias.

A Carta de Serviços será um guia de operação do hospital e está sendo elaborada pelos técnicos do Governo Cidadão, da Sesap e, como tem foco na formação profissional, conta com universidades parceiras, sobretudo as da região: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade do Estado do RN (UERN) e Universidade Federal do RN (UFRN). O terreno para construção do hospital, inclusive, foi cedido pela UERN.

“O documento vai conter todo o fluxo dos serviços e os protocolos necessários para a operação do hospital, de forma a potencializar os atendimentos da unidade”, esclareceu Breno Roos, gerente da Unidade Executora de Serviços da Sesap junto ao Governo Cidadão.

Sobre o Hospital da Mulher

É o maior investimento viabilizado pelo Governo Cidadão para o Governo do RN, com a aplicação de R$ 125 milhões em obras e bens e mais de 160 leitos, com previsão de 20 mil atendimentos anuais para 63 municípios. Vai fortalecer a rede materno-infantil, priorizando gestações de alto risco. Está 28% executado e tem prazo para conclusão de 14 meses. O canteiro de obras voltou às atividades em meados deste mês de abril de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *