Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
A população de Natal ganhou nesta sexta-feira (18.Dez) seu primeiro hospital municipal. O Hospital Municipal Doutor Newton Azevedo foi entregue pelo prefeito Carlos Eduardo, em solenidade que contou com a participação, entre outras autoridades, do ministro da Saúde Marcelo Castro.
A unidade de saúde tem capacidade para realizar 500 internações e 23 mil atendimentos por mês e está estruturada com 80 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva, cinco de psiquiatria, oito de pediatria clínica, 35 de clínica médica e 22 de clínica cirúrgica. A unidade hospitalar contará também com atendimento 24 horas em ortopedia clínica e em pronto atendimento adulto e infantil.
“Hoje, dia 18 de dezembro de 2015, Natal materializa o seu sonho e ganha o seu primeiro Hospital Municipal. Qualquer prefeito que tivesse a oportunidade de inaugurar uma obra como esta estaria emocionado. E é assim que eu me sinto hoje. Porque mesmo com todas as dificuldades financeiras, nós estamos entregando para a população um hospital da melhor qualidade e que não deixa nada a desejar a nenhum outro, seja público ou particular”, disse o prefeito Carlos Eduardo Alves.
Para colocar o Hospital Municipal em funcionamento, a Prefeitura reformou o prédio alugado e pertencente ao antigo Hospital Médico Cirúrgico. Nas obras de readequação, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado um investimento de R$ 200 mil, cujo valor será abatido do contrato de aluguel. O custeio da unidade será feito em parceria com o Ministério da Saúde, que repassará R$ 1 milhão por mês. O ministro Marcelo Castro garantiu o repasse dessa verba para o município.
“O SUS só funciona bem quando tem a participação da União, dos estados e dos municípios. Natal é um exemplo na integração das ações de saúde pública com o Governo Federal, Estadual e Municipal. Natal tem dado passos significativos para melhorar a saúde pública da região. Seremos parceiros para dar ao povo do Rio Grande do Norte uma saúde de qualidade,” disse o ministro. Ainda em seu discurso, ele elogiou o prefeito Carlos Eduardo pelo “gesto corajoso de construir um Hospital de portas abertas com tanta qualidade como esse”.
Estrutura
O Hospital Municipal Newton Azevedo dispõe de recepção, sala de atendimento, salas administrativas, sala de reanimação, três salas no bloco cirúrgico, sala de Raios-X, central de esterilização, subestação de energia com grupo gerador, espaço para o serviço de Nutrição e Dietética, refeitório, farmácia, necrotério, laboratório, almoxarifado e, ainda, dos espaços para os prontos atendimentos de urgência e emergência. No primeiro e no segundo andar, funcionarão as emergências infantis e adultas, além de setores de internamento.
A nova unidade hospitalar concentrará os atendimentos que hoje são realizados no Pronto Atendimento Infantil Sandra Celeste e o Hospital dos Pescadores. Aproximadamente 340 funcionários serão deslocados para a unidade, sendo uma parte deles transferido do Sandra Celeste e a outra, do Hospital dos Pescadores. Os demais servidores do novo Hospital foram convocados em processo seletivo.
Deixe um comentário