Inauguração do IERN Edimar Vieira de Almeida foi antecedida da entrega das unidades de Natal, Jardim de Piranhas e Alexandria
“Um espaço fundamental para o nosso futuro”. Foi assim que Maria Isabelle dos Santos, 16 anos, estudante da escola estadual Ana Maria Vieira Liberato, definiu a chegada do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) ao município de Campo Grande. A quarta unidade do instituto foi entregue pelo governo do Rio Grande do Norte na tarde desta sexta-feira (06). Integrante do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), o IERN Edimar Vieira de Almeida foi concebido com conceitos arquitetônicos modernos, acessíveis e sustentáveis, incluindo tecnologias de reuso de água e energia solar. A inauguração foi antecedida da entrega das unidades de Jardim de Piranhas e Alexandria, além de Natal, a primeira escola entregue.
“É uma alegria, pois sempre amei escolas grandes, e agora na minha cidade teremos uma onde eu poderei estudar. Isso é muito legal”, comemorou Maria Isabelle.
Em solenidade concorrida, a governadora Fátima Bezerra destacou o papel dos IERNs. “São escolas realmente à altura de preparar a nossa juventude para dias melhores”.
Participação comunitária e infraestrutura
A definição dos cursos oferecidos pelo IERN de Campo Grande foi resultado de plenárias participativas e audiências públicas, garantindo que os programas educacionais atendam às necessidades locais e regionais. Com uma infraestrutura robusta composta por 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório, quadra esportiva e ambientes de convivência, a unidade está preparada para receber os estudantes. As matrículas começam a partir do próximo dia 22 de se estendem até 28 de julho.
Expansão e investimentos na Educação Profissional
A inauguração do IERN de Campo Grande faz parte de um plano maior de expansão da rede estadual de educação profissional e tecnológica, que visa atender à crescente demanda por formação técnica qualificada. Com um investimento total de R$ 14 milhões, distribuídos entre a construção da estrutura física e a aquisição de mobiliário e equipamentos laboratoriais, o governo estadual reafirma seu compromisso em oferecer educação de qualidade e acessível a todos os potiguares.
Desde 2019, o número de matrículas na educação profissional no estado aumentou 39,4%, saltando de 7.389 para 10.299 em 2023. A estimativa para 2024 é que esse número alcance 13 mil estudantes. A expansão contínua prevê a conclusão de novas unidades em Mossoró e São José de Mipibu em 2025.
Além dos já citados, estiveram presentes na solenidade o vice-governador Walter Alves; os deputados estaduais Francisco do PT e Neilson Diógenes; Cleonice Kozerski, secretária adjunta da educação; Flaubert Fernandes subsecretário de Educação da SEEC, Gaspar Pereira, adjunto da Infraestrutura; Ivanilson Maia, adjunto do Gabinete Civil; Aldeiza Silva, diretora da 11ª Direc; José Estácio de Mendonça, diretor do Iern de Campo Grande; Cíntia Nascimento, vice-diretora do Iern de Campo Grande e Gabriel Medeiros, subsecretário da Juventude.
Ainda compareceram o vice-prefeito de Campo Grande, Grimaldo Gondim; o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel; o prefeito de Upanema, Renan Mendonça; a prefeita de Triunfo Potiguar, Joana Darc; a secretária de educação de Campo Grande, Luiza Vieira; vereadores de Campo Grande; Joyce Azevedo, representando Caramuru Paiva; Dra. Leida Almeida da UFRN; Guianeza Saraiva da UERN; Ludmila Oliveira da UFERSA, Alexandre Rocha do Fórum das Associações Rurais de Campo Grande e Maria Demétrio, representante da UBES.
Deixe um comentário