Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo/eliasjornalista.com
Construída com recursos na ordem de R$ 1 milhão, foi inaugurada hoje a Biblioteca José de Arimatéia Pereira, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal Zona Norte. A governadora Fátima Bezerra, que destinou a emenda quando ainda era senadora, foi a convidada de honra da solenidade, realizada nesta sexta-feira (25), e destacou a importância do novo espaço direcionado aos estudos, pesquisa e momentos de ócio da comunidade estudantil e extra-escolar. “A biblioteca é o coração de uma instituição. É um equipamento muito importante para uma instituição escolar porque oportuniza o acesso à leitura, ao saber, para que vocês saiam daqui com a marca de excelência que representa o Instituto Federal”, disse Fátima.
Enquanto parlamentar, tanto no congresso nacional, quanto no senado, a governadora Fátima Bezerra foi uma das pessoas responsáveis pelo plano de expansão da educação tecnológica do Brasil, iniciada no Governo Lula (2003/2010), juntamente com o atual secretário de estado da Educação (SEEC), Getúlio Marques, que trabalhava no Ministério da Educação (MEC). A instituição centenária atualmente tem 22 campi, sendo quatro em Natal, contando com uma unidade de Educação à Distância, e 18 no interior. “Proporcionalmente, o RN foi um dos mais beneficiados com o plano de expansão da educação tecnológica. Hoje, estamos trabalhando para realizar o sonho de ver a rede estadual de ensino chegar a esse nível”, afirmou a professora que se orgulha bastante de ter contribuído para a multiplicação dos IFs no RN.
O reitor do IFRN, Willis Farkat, não poupou palavras de agradecimento à governadora, por fazer parte de todo esse processo e ainda ter destinado a emenda para construção da biblioteca. “Fátima sempre teve esse carinho e o olhar sensível para os IFs, desde que era deputada”, disse. Ele também agradeceu ao secretário Getúlio, ex-diretor do Instituto Federal quando era Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFT-RN), no início dos anos 2000, que o indicou ao cargo de diretor de planejamento. “Se estou aqui, devo a você que me deu aquele voto de confiança”, referiu-se ao secretário, que estava na mesa.
Farkat enalteceu a presença da senadora Zenaide Castro, que este ano apresentou emenda impositiva no valor de R$ 16 milhões para os IFs, e destacou a presença do diretor de engenharia Carlos Guedes, atuante na instituição há 42 anos. “Este com certeza é um momento de alegria e de agradecimento.
Temos uma governadora que reitera o compromisso com a educação pública. E eu concluo aqui afirmando que ninguém vai poder tirar da história o plano de expansão da educação tecnológica do Brasil. O IF é muito maior do que qualquer governo”, concluiu.
Deixe um comentário