A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Prevenção e Tratamento de Pessoas com Lesões Dermatológicas, realizou, entre os dias 22 a 24 de maio, a 1ª Jornada da Cicatrização no município. O evento teve como intuito qualificar o atendimento aos usuários e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais de enfermagem no manejo de pessoas com lesões dermatológicas no município.
A jornada contou com três dias ofertando diversas palestras, como avaliação da pele, manejo do biofilme, triângulo de avaliação de feridas, lesões por pressão: o que são e como preveni-las?, ação combinada na gestão da Infecção, além de bate-papo com os especialistas sobre úlceras vasculogênicas. A programação diária encerrava com atividades práticas sobre o manejo para lesões de difícil cicatrização.
“Compreendendo que tratar de pessoas com lesões dermatológicas é um processo dinâmico e complexo porque não tratamos de feridas, mas sim de pessoas, este evento foi planejado com base na Programação Anual de Saúde (PAS) e contou com diversos convidados especialistas em dermatologia em enfermagem, para reforçar uma assistência humanizada no tratamento de quem necessita do atendimento de lesões, além de debater sobre os fluxos da Linha de Cuidado e discutir a distribuição e uso racional das coberturas padronizadas pela SMS nos procedimentos de curativos”, reforça Maria da Luz Bezerra, coordenadora do Núcleo de Prevenção e Tratamento de Pessoas com Lesões Dermatológicas da SMS Natal.
A 1ª Jornada da Cicatrização, contou com o público de mais de 350 enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS) dos cinco Distritos Sanitários de Natal, e de diversos serviços de saúde do município, como Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Consultório na rua(CnR), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) municipal, hospitais, maternidades, Unidade de Pronto Atendimento (UPAS) e policlínicas, divididos nos três dias de programação do evento.
Deixe um comentário