Marca Maxmeio

Postado às 21h09 CulturaDestaque Nenhum comentário

Crédito Luiz Paulo.

O projeto vai passar ainda por Natal promovendo ações de ações de preservação do meio ambiente e cinema.

O Kurta na Kombi leva a itinerância ‘O Cinema é Rio’ ao município de Macaíba nesta semana nos dias 19 e 20. O  projeto consiste em uma circulação pelos municípios do Rio Grande do Norte situados ao longo do Rio Potengi. A programação integra cinema, educação e meio ambiente de forma gratuita, com acessibilidade comunicacional garantida através de tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O projeto visa incentivar a reflexão e o engajamento do público em ações que promovam um mundo mais justo, igualitário e sustentável. A itinerância ‘O Cinema é Rio’ apoia a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e destaca a inclusão como um dos seus principais pilares.

Luiz Paulo, coordenador geral do Coletivo Kurta na Kombi, ressalta que a itinerância do projeto visa contribuir para os debates e mudanças em prol da preservação ambiental. “Estamos enfrentando uma emergência nas questões ambientais, e o cinema é uma ferramenta poderosa para fortalecer esse diálogo. Além de emocionar e inspirar, ele contribui para a formação integral das pessoas, ajudando-as a refletir e a transformar essa realidade.

As ações do Kurta na Kombi em Macaíba, no Assentamento Libertação, na quinta-feira às 18h na Sede do grupo de artesanato, incluindo uma roda de conversa com o tema “Agroecologia e Educação do Campo: Os saberes da terra como caminhos para a transformação social e ambiental.” A convidada será Marineide Maria da Silvano, que desenvolve o Projeto de Sustentabilidade de Hortas e Plantas Medicinais em Escolas Estaduais.

 

Depois, às 19h, tem uma Mostra de Cinema Ambiental na Sede do grupo de artesanato, com a exibição dos seguintes curtas: Lagrimar (Dir. Paula Vanina – RN, 2024), Cores Queimam (Dir. Felippy Damian – MT, 2024), Meu Arado Feminino (Dir. Marina Polidoro – ES, 2021) e Bati da Vila (Dir. Raquel Cardozo – RN, 2024).

 

Na sexta-feira, 20, o projeto segue para a Comunidade Quilombola de Capoeiras. Às 07h, na Escola Municipal Santa Luzia, será realizada uma oficina de brinquedos ópticos voltada para crianças entre 6 e 12 anos. Nesta atividade, as crianças serão incentivadas a desenvolver suas próprias narrativas cinematográficas.

 

Às 19h, haverá exibição dos seguintes curtas na Praça da Igreja Coração de Jesus, em Capoeiras: A Baleia Mágica (Dir. Douglas Alves Ferreira – SP, 2022), A Cabaça da Criação (Dir. Altemir Avlis, Gil Leal e Ramon Bezerra – RN, 2022), Sobre a Cabeça os Aviões (Dir. Amanda Costa e Fausto Borges – GO, 2024) e Diálogos Indígenas do Nosso Tempo (Dir. Gustavo Guedes – RN, 2023).

 

No dia 27/09, o projeto chega ao seu destino final em Natal, com uma programação ampla na Rampa Cultural, incluindo apresentações artísticas, debates e uma Mostra Cinematográfica. Tudo pode ser acompanhado pelo perfil no Instagram: @kurtanakombi

 

A circulação do Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio é patrocinada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto via programa Cultural Câmara Cascudo, e Potigás via Edital Natural como Fazer o Bem. Apoio: PeduBreu Produções, Muda Viva, Escola Municipal Joaquim Victor de Holanda e Escola Municipal Joaquim Inês do Nascimento. A produção é do Coletivo Kurta na Kombi e realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.  Apoio: Larissa Bianca Produções Culturais, Associação Nascidos da Cultura Macaibense de Teatro, Associação dos Produtores e Produtoras Rurais do Assentamento Libertação e Associação Quilombola dos Moradores de Capoeiras.

 

Kurta na Kombi

 

O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019, na cidade do Natal/RN, que desenvolve gratuitamente atividades de formação, circulação e exibição audiovisual com o objetivo contribuir na democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar. As ações se propõem à ocupação de espaços públicos acontecendo em ruas, praças, áreas de lazer, escolas e espaços culturais que são transformados em salas de cinema ao ar livre, priorizando territórios em situação de vulnerabilidade. Ao longo dos seus 04 anos de existência, o coletivo realizou 126 sessões de cinema, percorrendo 24 bairros da cidade do Natal, 25 cidades, e 05 estados brasileiros, exibindo 380 curtas-metragens potiguares e atendendo 14.000 pessoas. A trajetória e relevância cultural do coletivo foram reconhecidas em 2023 quando recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva.

Veja a programação em Macaíba

Dia 19/09 (quinta) – Assentamento Libertação
18h00

Local: Sede do grupo de artesanato

Atividade: Roda de Conversa

Tema: Agroecologia e Educação do Campo: Os saberes da terra como caminhos para a transformação social e ambiental com Marineide Maria da Silvano

19h00

Local: Sede do grupo de artesanato

Atividade: Mostra de Cinema Ambiental

 

Dia 20/09 (sexta) – Comunidade Quilombola de Capoeiras
Horário: 07h00

Local: Escola Municipal Santa Luzia

Atividade: Oficina de brinquedos ópticos

Horário: 19h00

Local: Praça da igreja Coração de Jesus

Atividade: Mostra de Cinema Ambiental

 

 A programação é gratuita e conta com recursos de acessibilidade.

SERVIÇO:
Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio

19 e 20/09 em Macaíba

Acesso gratuito
Acessibilidade comunicacional durante as mostras de cinema com intérprete de libras para tradução simultânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *