Depois da entrega de certificados no bairro Nossa Senhora da Apresentação, o projeto Kurta na Kombi avança em sua missão cultural e promove gratuitamente oficina gratuita no bairro Lagoa Azul. O projeto vai passar ainda por Cidade da Esperança, Rocas e Nova Descoberta.
A oficina integra o projeto “Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição”, que visa democratizar o acesso à cultura e proporcionar experiências enriquecedoras para a comunidade, com momentos de aprendizado e entretenimento.
“A experiência de formação do Kurta na Kombi, por meio da Oficina de Iniciação ao Cineclubismo em Sala de Aula, tem se revelado bastante enriquecedora. Recentemente, visitamos uma escola no bairro Nossa Senhora da Apresentação, onde recebemos um retorno extremamente positivo de alunos, professores e da gestão escolar”, declara Marcelle Silva, produtora do Coletivo Kurta na Kombi.
“Essa formação capacitou a comunidade escolar a explorar maneiras criativas e inovadoras de trabalhar o audiovisual, promovendo encontros, debates e reflexões significativas no ambiente educacional. É gratificante testemunhar como essa iniciativa atua como uma semente, plantada na escola, que permitirá que, no futuro, a comunidade desenvolva de forma autônoma seu próprio cineclube e organize sessões de cinema seguidas de discussões”, completa Marcelle.
A oficina ‘Iniciação ao Cineclubismo em Sala de Aula’ é direcionada especialmente para estudantes, professores e gestores da rede pública de ensino de forma gratuita. Os participantes recebem um kit personalizado e têm acesso a conteúdos teórico-práticos sobre cineclubismo, capacitando-os a produzir suas próprias exibições de filmes e debates no ambiente escolar.
As atividades começaram na semana passada na Escola Municipal José de Andrade Frazão, no bairro Nossa Senhora da Apresentação. De 22 a 25 de outubro, o Kurta na Kombi está na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, em Lagoa Azul. Em seguida, de 29 de outubro a 1º de novembro, o projeto acontecerá na Escola Municipal Prof. Ulisses de Góis, em Nova Descoberta. De 4 a 8 de novembro, o IFRN Natal – Centro Histórico será o anfitrião do projeto. Por fim, de 11 a 14 de novembro, a Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade da Esperança, receberá as atividades.
Após a conclusão dessas atividades, mostras de cinema ocuparão espaços públicos, exibindo curtas-metragens produzidos por realizadores audiovisuais do estado do Rio Grande do Norte. Os filmes serão selecionados por uma equipe de profissionais do setor audiovisual contratados para a curadoria. Toda a programação pode ser acompanhada através do perfil no Instagram @kurtanakombi.
O projeto “Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição” conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e apoio da Prefeitura Municipal do Natal. A produção é do Coletivo Kurta na Kombi, e a realização via Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro e potiguar por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Ao longo de seus quatro anos de existência, o coletivo realizou 126 sessões de cinema, percorrendo 24 bairros de Natal, 25 cidades e cinco estados brasileiros, exibindo 380 curtas-metragens potiguares e atendendo cerca de 14.000 pessoas. A trajetória e a relevância cultural do Kurta na Kombi foram reconhecidas em 2023, quando o coletivo recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva.
SERVIÇO
“Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição”
29 de outubro a 1º de novembro – Escola Municipal Prof. Ulisses de Góis, em Nova Descoberta, às 7h
4 a 8 de novembro – IFRN Natal – Centro Histórico, às 13h
11 a 14 de novembro – Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade da Esperança, às 19h
Deixe um comentário