Marca Maxmeio

Postado às 12h05 CidadePlantão Nenhum comentário

(Foto: João Gilberto Maia/Assembleia RN).

Redação / Blog Elias Jornalista

No horário destinado às lideranças parlamentares, na sessão ordinária desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pronunciaram-se os deputados Getúlio Rêgo (DEM), Isolda Dantas (PT), Subtenente Eliabe (SDD) e Coronel Azevedo (PSC). Os discursos foram focados na data comemorativa em alusão ao Defensor Público (19 de maio), o aniversário da governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), a situação do turismo e das estradas estaduais do RN.

O deputado Getúlio Rêgo destacou o Dia do Defensor Público. “Gostaria de ampliar o espectro de importância dessa instituição para a sociedade potiguar. A Defensoria Pública tem a atuação destacada em várias áreas do direito, saúde pública, defesa do consumidor, proteção de crianças, adolescentes e idosos, moradia, bem como na área penal e de execução penal”.

Ele mencionou a expansão da Defensoria Pública no RN, que faz parte de um acordo entre a instituição e o Governo do Estado. E parabenizou o defensor Público-Geral do RN, Marcus Vinicius Soares Alves, que, de acordo com ele, dirige a instituição não só com o brilho pessoal, mas trabalha coletivamente. “Os trabalhos reconhecidamente exitosos se fazem merecedores de nosso aplauso”, completou.

A parlamentar Isolda Dantas também se somou às congratulações ao Dia do Defensor Público e afirmou que a Defensoria cumpre um papel fundamental, principalmente em uma sociedade desigual. “A Defensoria Pública faz com que o direito seja garantido para muitos. Parabéns aos defensores pelo brilhante trabalho”, disse.

Isolda Dantas aproveitou o momento de comemorações para parabenizar a governadora do RN, Fátima Bezerra. “Tive o privilégio de aprender com ela e eu via a determinação, a coragem e a firmeza que inspirou todos nós, como mulher, como professora, como militante, como pessoa humilde, da classe trabalhadora, que conseguiu ser tão firme e convicta. Ela segue ensinando a primazia da política, que é do respeito, do diálogo com o diferente, mesmo sendo frequentemente atacada com argumentos de ódio. Fátima nos ensina isso todos os dias. Feliz aniversário. São tempos difíceis, da política, da gestão pública e pela crise da pandemia, mas a senhora nos orgulha todos os dias”. Por fim, a parlamentar recitou uma poesia para a governadora.

O Subtenente Eliabe também parabenizou os Defensores Públicos pela data comemorativa e lembrou que Defensoria ocupa uma função estratégica na defesa daquelas pessoas que mais precisam, que são os vulneráveis.

Ele aproveitou o momento também para destacar que fez uma série de visitas à região do Seridó, entre os dias 13 e 17 de maio. “Visitamos diversas cidades e fomos recebidos por lideranças políticas e autoridades policiais. Foi uma iniciativa importante, onde estivemos vendo de perto a situação em que se encontra nossa segurança pública e a estrutura das cidades”, relatou.

Com relação à estrutura do estado, ele destacou a situação das RNs pelas quais passou. “As rodovias estaduais estão em situações precárias, algumas delas sem a mínima condição de trafegabilidade, colocando em risco as pessoas que trafegam por aquelas vias e facilitando a ação delituosa de criminosos. É necessário que os órgãos competentes possam desenvolver ações concretas para resolver esse problema. É urgente que iniciativas sejam adotadas”, alertou.

O deputado estadual Coronel Azevedo falou sobre a situação vivida pelo turismo, afetado pela pandemia de Covid-19. “Temos acompanhado a situação dramática vivida pelo turismo do nosso estado e não podemos deixar de manter esse debate na agenda pública. Nesta terça-feira (18), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo se reuniu com representantes do segmento turístico e do Governo do Estado para tratar dessa questão. Nós cobramos uma ação concreta por parte do governo estadual. Houve uma certa abertura para o segmento de eventos e depois um fechamento total”, lembrou. Ele também mencionou o desemprego proveniente do segmento do turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *