A Liga Contra o Câncer vai celebrar na próxima quarta-feira (17) o seu aniversário de 75 anos. Para marcar a data, na oportunidade, será entregue a Ordem do Mérito da instituição. O evento é exclusivo para convidados e acontece a partir das 19h, no Teatro Riachuelo, em Natal.
A Ordem do Mérito é a maior honraria concedida pela Liga e tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que contribuíram para o fortalecimento da luta contra o câncer no Rio Grande do Norte. Ao todo, 27 pessoas e instituições receberão a homenagem. Durante o evento, também será feito um balanço do trabalho da Liga durante esses anos.
A Liga Contra o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1949 na cidade de Natal por um grupo de profissionais da saúde. Tem como maior desafio conjugar atenção oncológica de alto padrão com elevada acessibilidade, principalmente ao paciente SUS. Reconhecida pelo Ministério da Saúde como CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), a Liga presta uma ampla gama de serviços.
Atenta ao compromisso inabalável com a excelência em saúde, ensino, pesquisa e inovação e a ampliação da capacidade de atendimento e mobilização da sociedade, a Liga segue como principal referência na luta contra o câncer nas regiões Norte e Nordeste do país. Em 2023, realizou mais de 8 mil cirurgias, além de quimioterapia, radioterapia e consultas pelo SUS, consolidando a democratização do acesso ao tratamento oncológico de qualidade.
A instituição conta, hoje, com quatro unidades hospitalares: Hospital Luiz Antônio, Policlínica e CECAN, em Natal, e o Hospital de Oncologia do Seridó, em Caicó, e também a Casa de Apoio Irmã Gabriela, unidade de acolhimento e hospedagem destinada a pacientes do interior que precisam de atendimento na capital. Também estão sendo construídos o Hospital Oncológico Pediátrico, no bairro do Alecrim, e o Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó, em Currais Novos.
Já no campo educacional, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) é referência na promoção e incentivo a investigação científica e estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Junto ao trabalho desenvolvido pela Pesquisa Institucional, o Centro de Pesquisa Clínica da Liga tem reconhecimento internacional na condução de ensaios clínicos multicêntricos para descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e identificar reações adversas a novos produtos.
Deixe um comentário