Marca Maxmeio

Postado às 18h09 PlantãoPolítica Nenhum comentário

Lilia Saldanha propõe que RN crie café cidadão nas escolas para mães dos alunos.

Para muitas crianças e adolescentes, a merenda escolar é a primeira refeição do dia. Isso ficou claro com a insegurança alimentar agravada durante a pandemia. Com esse cenário, a candidata a deputada estadual Lilia Saldanha (Solidariedade) defende que o Estado crie um café solidário, como o café cidadão, mas que seja servido nas escolas, para as mães que forem deixar seus filhos para a aula.

 

“Para muitas mães é um alívio o dia de aula, pois elas sabem que seus filhos terão uma alimentação decente com a merenda escolar. Muitas saem para trabalhar sem se alimentar. Outras estão desempregadas e vivem da própria sorte para trazer comida para casa. A escola pública precisa amenizar o sofrimento dessas mães. Termos um café solidário nas escolas, produzido com a estrutura de cozinha e refeitório que as escolas já tem, seria muito viável. Além de forçar a presença da família nas escolas”, defende Lilia Saldanha.

 

O Rio Grande do Norte tem 1,15 milhão de pessoas vivendo na extrema pobreza (com uma renda per capita de até R$ 105 por mês), e outras 154 mil em situação de pobreza. “É urgente matar a fome das mães e suas crianças”, ressalta a candidata a deputada estadual.

 

Em suas redes sociais, Lilia Saldanha também defendeu linha de crédito especial, via AGN – Agência de Fomento do Estado, para mulheres empreendedoras. “É o Estado ajudar a financiar, com carência e sem juros, a compra de equipamentos para feirantes, artesãs, doceiras, costureiras, além da possibilidade de utilização desses recursos para que elas reformem e estruturem suas cozinhas e ateliês. Nossas mulheres são talentosas e precisam de ajuda para colocar seu próprio negócio”, exemplificou Lilia Saldanha.

 

Entre as outras propostas de Lilia para as mulheres, ela destacou ações como: apoio para mães e avós de dependentes químicos; prioridade de cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência; difundir a educação sobre a Maria da Penha nas Escolas; garantir que as cidades polos do RN contem com UTI Neo Natal; entre outras ações que dêem dignidade às mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *