Organizado e editado pela Alamp – Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares, coletânea resgata a história de uma pioneira potiguar.
A Pinacoteca do Estado recebe nesta sexta-feira (20) o lançamento do livro “Escritos para Belisária: a baronesa da liberdade”, a partir das 17h. A coletânea resgata uma figura histórica que esteve em situação de apagamento até então, Belisária Lins Wanderley, a baronesa de Serra Branca, que viveu no século XIX em terras potiguares e protagonizou a libertação de pessoas escravizadas, antes da Lei nº. 3.353 de 1888, conhecida como Lei Áurea.
Nascida na cidade de Assú, em 13 de outubro de 1836, dona Belisária, que preferia ser chamada pelo nome e não pelo título, foi a última representante do período imperial no Rio Grande do Norte, falecendo na capital do estado, em 13 de abril de 1933.
Organizada por Flauzineide de Moura Machado, presidente da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares – Alamp, e Monalisa Machado, a coletânea reúne uma variedade de gêneros: poesia, ensaio, minibiografias, contos, artigos e cordéis, inspirados em pesquisas sobre a vida dessa mulher abolicionista até então pouco conhecida.
O retrato da capa foi feito por Patrícia Rocha com a arte de Lano. As ilustrações do miolo foram criadas pela artista plástica Socorro Evangelista, membro da Alamp desde a sua fundação.
O evento conta com apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), pela cessão do espaço da Pinacoteca do Estado para ocasião do lançamento.
A título de curiosidade, a Casa de Cultura Popular Sobrado da Baronesa, no município de Assú, é um bem tombado pelo Patrimônio Estadual e pertenceu à Belisária Lins Wanderley.
SERVIÇO: Lançamento | Escritos para Belisária, a Baronesa da Liberdade
🗓️ 20 de setembro de 2024.
⏰ 17h.
💲 Preço do exemplar: R$ 35.
📌 Palácio da Cultura/Pinacoteca do Estado – Praça Sete de Setembro, Cidade Alta. Natal (RN).
Deixe um comentário