23
set
2022
Má postura pelo uso prolongado do celular será discutida em Simpósio inédito sobre dor, em Natal.
Na era em que tudo se resolve pelo telefone e em que a comunicação está cada vez mais conectada ao mundo on-line, é comum passar mais tempo na frente dos smartphones e nas telas dos computadores e tablets. Isso levou alguns especialistas a observarem um novo hábito de postura durante o uso desses aparelhos, o que ficou conhecido como “Text Neck” ou “Síndrome do Pescoço de Texto”. Esse será um dos temas tratados no I Simpósio A Dor em Evidência, que acontece entre os dias 07 e 08 de outubro, na sede da Associação Médica, em Natal.
O Text Neck foi definido por profissionais de saúde como uma postura incorreta, na qual há uma flexão prolongada da cabeça durante a utilização desses aparelhos eletrônicos. Para falar sobre o assunto, o evento vai contar com a presença de um dos grandes estudiosos da temática no Brasil, o fisioterapeuta Ney Meziat, que tem mais de 20 anos de experiência e é professor do Programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM e doutor e mestre em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela UERJ.
Muito se fala sobre a associação desse comportamento postural com dores cervicais. Durante o simpósio, o especialista vai apresentar um estudo, feito durante um ano, que não encontrou evidências sobre essa relação. “Avaliamos pessoas que usavam o celular com a cabeça muito baixa e outras que olhavam de forma mais ereta. Ao fim do estudo, não encontramos mais queixas de dores na cervical por quem tinha a postura dita como Text Neck do que aquelas que não tinham esse hábito”, concluiu o fisioterapeuta.
Um dia antes do início do simpósio, em 06 de outubro, Ney Meziat vai ministrar um minicurso presencial com a temática “Abordagem Multidimensional para Dor Lombar Crônica”. “Eu vou atender um paciente e depois vamos discutir com os participantes vários conceitos de acordo com o que foi esse atendimento. O principal objetivo é que os participantes do minicurso consigam identificar as diferentes dimensões relacionadas a dor crônica”, resumiu Ney Meziat.
I Simpósio A Dor em Evidência
A dor crônica será um dos temas centrais do I Simpósio Multidisciplinar A Dor em Evidência, que acontece nos dias 07 e 08 de outubro, no auditório da Associação Médica do RN, em Natal. O evento tem à frente a fisioterapeuta, especialista no tratamento da dor crônica e fundadora do Centro Vitta, Kelly Gama. Será uma oportunidade inédita para profissionais e estudantes da área da saúde discutirem temas relacionados a dor, como os aspectos psicológicos em pacientes com dor crônica, dores de cabeça, escoliose, entre outros.
As inscrições para o evento e para o minicurso que antecede o simpósio podem ser feitas a partir das redes sociais, no perfil @simposiodoremevidencia ou diretamente no endereço eletrônico www.simposioadoremevidencia. com. As vagas são limitadas. Vão participar do evento médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos.
Deixe um comentário