Nesta sexta-feira (08.11) foi realizada a abertura da II Semana da Amazônia Azul e Economia do Mar no auditório do Terceiro Distrito Naval. O evento de iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha em Natal (SOAMAR- Natal), com apoio do Comando do 3º Distrito Naval, acontece de 08 a 16 de novembro de 2024, em alusão aos 20 anos da criação do conceito “Amazônia Azul”.
Os temas do fórum foram destaques: Irradiação de alimentos – um novo horizonte para Economia Azul, Eólicas Offsshore no RN – Perspectivas e Desafios, Clusters Naval – Perspectivas e Desafios, Brasil na década do oceano e Plano Diretor do litoral nordestino.
II Semana da Amazônia Azul & Economia do Mar”, sendo realizada com o apoio do Iate Clube do Natal, da Sportri Eventos e da Secretaria Estadual da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte.
Além do apoio cultural da Empresa Gerencial de Projetos Navais, da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A, do CRN-Bio Ambiental e Arqueologia, da Agrícola Famosa, do SESC-RN, da CAERN, do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte, da Ster Bom, da Dudu Car, da Cril Soluções Ambientais, da JC Imunizadora, da Brava Energia, da Cool Carries, Shopping Cidade Jardim e Naturagua.
Amazônia Azul
A Amazônia Azul, conceito relacionado às Águas Jurisdicionais Brasileiras, é a região que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira, além das águas interiores, como rios e lagos, abrangendo cerca de 5,7 milhões de km2. Assim como a Amazônia “Verde”, possui uma riqueza incalculável em biodiversidade e recursos materiais, como o petróleo, sendo um patrimônio do povo brasileiro, que deve ser protegido e sustentavelmente explorado, gerando riqueza para o país.
Economia do Mar
A Economia do Mar é representada por um ambiente marinho que proporciona geração de emprego e renda, de forma sustentável, evidenciando o equilíbrio entre recursos naturais, o ser
humano e as atividades econômicas. Está contida no conceito de Cultura Oceânica, sendo esta traduzida como a compreensão, por parte da população em geral, da importância do mar para a sua
sobrevivência como espécie e para a sua prosperidade econômica e social, em conformidade com a “Década do Oceano”, estabelecida pela UNESCO, no período de 2020 e 2030.
Programação:
08/11 – 9h30 Fórum de Debates Auditório do Com3°DN
10/11 – 08h Regata a Vela e a Remo no Rio Potengi Iate Clube de Natal
12/11 – 9h30 Terça Cultural Base Naval de Natal
16/11 – 8h Natação e Triathlon Praia de Miami
Excelente fórum! Ampliou os conhecimentos sobre as potencialidades do mar em diferentes setores.