Marca Maxmeio

Postado às 10h04 CidadeDestaque Nenhum comentário

Máscara Solidárias trazem a voz da população contra a COVID-19. (Foto: André Costa/O Popular).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O objetivo central do projeto é gerar a distribuição gratuita dessas máscaras de tecido. No primeiro momento, serão priorizadas entregas para mulheres de comunidades, em situação de vulnerabilidade, na cidade de São Paulo. A previsão é de 900 mil mulheres recebam as máscaras.

De acordo com o ritmo das doações, já há um planejamento para expansão da abrangência para cidadãos de outras regiões, como é o caso do estado do Mato Grosso, Parque Indígena do Xingú e Porto Velho, onde indígenas e ribeirinhos serão beneficiados.

As máscaras são de tecido duplo e trazem estampadas diversas frases que representem a voz de uma população que necessita de proteção e acolhimento, em um momento tão delicado como este que o mundo está passando. Mais do que cobrir o rosto para proteção, a máscara levará o acolhimento. O sorriso passará para o olhar de quem lê.

A idealizadora voluntária desse projeto pioneiro é a médica, ginecologista, obstetra e sanitarista, Dra. Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa da Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e coordenadora do Programa de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Dra. Albertina conta que idealizou o projeto para que as máscaras gerem ações positivas voltadas para o cuidado com a saúde: “Quero que essas frases ecoem alto por todos os cantos. Em primeiro lugar, que soem como proteção; dessa vez, com “voz” para quem mais precisa.

No início, meu objetivo era entregar essas máscaras de tecido para adolescentes do projeto que cuido com tanto carinho e para as mulheres vítimas de situações de riscos de todas as formas.”, diz Dra. Albertina.

A médica tem, há mais de 40 anos, apoios importantes, como o da SOGIA (Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e a Adolescência) e o do APOIAR (Instituto de Psicologia da USP).

Albertina aprovou a qualidade dessas máscaras de tecido duplo do projeto e faz questão de passar informações corretas sobre higienização e do uso para todos. “Meu desejo como médica é que o maior número de pessoas tenha acesso. Por isso nasceu nosso projeto”, completa Dra. Albertina.

LANÇAMENTO DO PROJETO

O lançamento acontece nesta sexta-feira, dia 24 de abril, às 11h, na Casa do Adolescente de Heliópolis (SP), em uma ação simbólica. Haverá regras explícitas de segurança impostas para que o evento seja realizado da forma mais segura possível, dentro dos padrões estabelecidos pelas autoridades de saúde. As pessoas que vão participar do lançamento terão que respeitar uma distância de 3 metros por pessoa.

Acontecerá uma grande roda na área externa da Casa de Heliópolis para representar um abraço pela causa solidária. Todos usarão máscaras. A coordenação da Casa de Heliópolis ficará encarregada dessa entrega após o ato simbólico. Serão priorizadas as grávidas do projeto que fazem o pré-natal na Casa, único serviço que não parou durante a pandemia. Porém, as gestantes são atendidas pela equipe multidisciplinar que tem horário marcado para segurança de todos. Participam do lançamento os envolvidos diretamente no Projeto.

Além da doutora, estarão presentes: o alfaiate Alexandre Mendonça, o dentista e presidente da ONG Doutores da Amazônia e o diretor de sustentabilidade do Carrefour. Esta empresa foi responsável direta pela viabilização do projeto.

O Grupo Carrefour comprou 40 mil máscaras solidárias e vai doar 10 mil para as comunidades que mais necessitam. Para Stéphane Engelhard, vice-presidente de relações institucionais do grupo Carrefour Brasil, “nesse momento difícil da pandemia, precisamos além de gerar, estar ao lado de ações concretas, voltadas para proteção das pessoas com muito rigor aos protocolos da área da saúde”.

As máscaras serão distribuídas ao longo dos próximos dias em diversas ações. Dessas, mil serão destinadas para que a ONG Doutores da Amazônia possa enviar às comunidades indígenas do Xingu e ribeirinhas. As outras 30 mil máscaras serão doadas para as famílias de colaboradores do Carrefour.

Durante o lançamento, em Heliópolis, serão entregues 1500 das primeiras máscaras confeccionadas pelas costureiras do projeto. A frase escolhida pelo Carrefour diz muito sobre o momento atual: “Minha Proteção é a sua proteção”.

O Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, Lúcio Vicente, diz que o importante resultado desse apoio é saber que essas doações são de produtos certificados pela área médica e que vão contribuir para proteção de quem precisa.

O projeto “Máscaras Solidárias – A Saúde Une Todos” foi desenvolvido pela médica em parceria com o alfaiate Alexandre Mendonça, proprietário da Camisaria que leva o seu nome. Toda experiência que a empresa possui de seus 20 anos de mercado de camisas foi transferida ao projeto, voluntariamente.

A camisaria estava parada por conta da pandemia e voltou ao trabalho com as costureiras da empresa e as demais contratadas para o projeto, ou seja, gerou emprego e renda para essas profissionais das comunidades de São Paulo. As costureiras atuam em home office.

Os lemas do Projeto Máscaras Solidárias com Frases Transformadoras é “mostrar que somos todos iguais na luta pela saúde. Unidos, transpomos as dificuldades e chegamos com a proteção. Nosso time é pela vida e, desse jogo, sairemos vitoriosos. Afinal, a solidariedade vai defender vidas”, dizem os parceiros.

Alguns exemplos de frases do Projeto:

#mascarassolidarias

#asaudeunetodos

#mascarastransformadoras

#vidaemprimeirolugar

#mascarasquesalvam

#Digonãoàviolência

#solidariedadeeutenho

#Costuramosproteçãoeamor

#eumeprotejo

SERVIÇO

Lançamento do projeto “Máscaras Solidárias – A Saúde Une Todos”.

Data: Nesta sexta-feira, (24/04)

Horário: Às 11h

Local: Casa do Adolescente de Heliópolis – Av Almirante Delamare, 1534 – Entrada pelo estacionamento do Ame – Entrada dos funcionários.

Outras informações sobre o projeto “Máscaras Solidárias – A Saúde Une Todos” podem ser obtidas pelos telefones (11) 3032-1500; (11) 9 9597-8822; (11) 9 8714-0616 e (11) 9 4239-0023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *